EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ESCOLA E FAMÍLIA EM PARCERIA

 

Por Comunicação / Inspetoria São Domingos Sávio –

Os educadores da Escola Salesiana de Educação Infantil Nossa Senhora Maria Mãe e Mestra reuniram-se, nos dias 2 e 3, para tratarem sobre assuntos pedagógicos, que entre os temas teve a “Família” como preocupação principal.

Segundo Francisco Tote, gestor das obras sociais, a família é primordial na educação escolar “A família e um dos assuntos mais importantes dentro de uma boa escola. Entre escola e família deve haver uma recíproca colaboração e parceria, uma vez que ambas estão a serviço da promoção da formação integral dos educandos, filhos e alunos, são os mesmos sujeitos a serem educados” explicou Tote.

Após a apresentação do tema “Somos todos Família: em cada casa uma escola de Vida e de Amor”, onde foram feitas referências à Carta do Papa Francisco, sobre a Alegria do Amor na Família, o assessor do evento, padre Antonio de Assis Ribeiro (Pe Bira) estimulou os educadores a assumirem compromissos concretos.

Organizados em grupos, os educadores partilharam propostas em relação às perguntas “O que podemos fazer para fortalecer o “clima de família” no ambiente da escola entre os educadores?” e “Quais compromissos a escola pode assumir diante das famílias dos alunos?”

Com relação ao primeiro questionamento, os grupos colocaram pontos que deverão ser trabalhados como a atenção à família dos colaboradores e professores da escola; incentivar o estreitamento da amizade e empatia entre os educadores; estimular na escola um clima de colaboração, apoio e solidariedade; promover momentos de integração entre todos os que trabalham na instituição (do porteiro ao diretor); realizar momentos de oração, lazer e retiros com todos os colaboradores; estimular entre todos os que trabalham na escola o uso constante das “palavras mágicas”: “bom dia, boa tarde, por gentileza, obrigado, com licença, por favor, me desculpe…”; reforçar a presença dos educadores no pátio com os alunos na hora da chegada e no intervalo.

Animados com as propostas, os compromissos foram além-muro escolar na busca por trazer os familiares para dentro da escola onde o trabalho de fortalecimento da experiência, e de acolhimento e atenção a eles, serão intensificados. O conhecimento da realidade em que as famílias dos alunos se encontram, foi outro ponto apresentado, pois o tempo dedicado à escuta dos pais e responsáveis ajudará a escola durante as ‘negociações’. A proposta de trabalhar temas religiosos que fomentem e estimulem a paz e a harmonia da família, foi bem aceita e ficou acertado que seu inicio será durante o momento de acolhida das crianças na escola, quando pais e filhos farão a partilhas de boas mensagens salesianas.

Para padre Bira é importante um conhecimento mais aprofundado do público da escola, que por detrás dos alunos existem as famílias “Para que esse convívio entre pais e escola seja positivo, é necessário realizar rodas de conversa com os pais, estender o serviço de psicologia oferecida aos alunos à todos os responsáveis, intermediar a resolução de conflitos oferecendo auxílio pedagógico e psicológico às famílias; acompanhar os pais e estimulá-los a superar conceitos ultrapassados ou inadequados sobre a educação dos filhos. Os educadores irão ajudar os pais a refletirem sobre o que significa amar verdadeiramente os filhos, assim como estimular o diálogo interno entre pais e filhos, fazendo-os participar mais das reuniões e eventos escolares o que fará com que eles entendam melhor a vida das crianças”.

As propostas citadas por padre Bira serão somadas a outras como a retomada do projeto “Três pais por dia” que consiste em um atendimento especial de no mínimo três pais por dia; será realizado um trabalho de reflexão junto as mães gestantes que carregam no ventre os futuros alunos; assim como também irão promover a experiência de retiro com os pais. Um trabalho que tem o intuito de estimular mais a participação dos pais na vida da escola e o contexto em que seus filhos vivem fora de casa.

A Escola Salesiana de Educação Infantil Nossa Senhora Maria Mãe e Mestra funciona nas Obras Sociais do Aleixo, na Zona Leste, em regime de convênio com a Secretária Municipal de Educação (SEMED) em Manaus.

17022021_1394969807242300_3744725846707301470_n 17022281_1394969810575633_1681708207246194570_n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀