O Enviado Especial do Papa Bento XVI e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, já está em Florianópolis para presidir a abertura solene do 15º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontece na noite dessa quinta-feira, com celebração eucarística e procissão do Santíssimo Sacramento.
Segundo informa a assessoria de imprensa do CEN, o cardeal foi recebido essa terça-feira pelo arcebispo de Florianópolis e presidente do evento, Dom Murilo Krieger, e pelo secretário-geral, Pe. Vilmar Vicente.
Dom Eusébio chegou acompanhado de outros bispos do Brasil vindos direto da 44º Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, que se realizou até essa terça-feira em Itaici, São Paulo.
Durante a sua participação no 15º CEN, Dom Eusébio presidirá as três celebrações realizadas no Estádio Orlando Scarpelli.
Ele também proferirá a conferência de abertura do Simpósio Teológico, falando sobre o tema Eucaristia e Promoção da Pessoa Humana.
O Papa Bento XVI quebrou a tradição, não enviando mensagem aos congressistas do 15º CEN.
Enviou uma Carta somente a Dom Eusébio Oscar Scheid, cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, conferindo a ele a responsabilidade de ser a palavra do sumo pontífice neste evento que vai até o próximo domingo, dia 21.
Segundo Dom Murilo, «o Papa disse [a Dom Eusébio]: ‘O senhor vai ser a minha palavra’. O Papa foi muito ousado. Aquilo que ele falar vai ser o Papa falando».
Além de Dom Eusébio, compõem a Missão Pontifícia os padres Monsenhor Francisco de Sales Bianchini e Pe. Alvino Introvini Milani. Pe. Milani é pároco em São Vicente, Itajaí, e Monsenhor Bianchini é assistente espiritual do Mov. Emaús, dos jovens universitários, em Florianópolis.
O cardeal Eusébio Scheid foi arcebispo de Florianópolis de 1991 a 2001, quando foi nomeado para o Rio de Janeiro.
Na cidade sede do congresso eucarístico, ele recebeu o Papa João Paulo II para a cerimônia de beatificação de Santa Paulina, no ano de 1991.
Em sua chegada esta terça-feira, o cardeal disse: «É com grande alegria que volto a minha terra natal. Venho numa situação especial e um momento singular. Representar o Papa Bento XVI é uma graça sem igual, sendo em minha terra natal tem todo um gosto especial».