Quito/EQUADOR – No Centro Salesiano Regional de Formação Permanente, em Quito (Equador), está acontecendo nos dias 3 a 23 de março o Curso para Docentes de Salesianidade – Nível 1. O objetivo é promover um autêntico conhecimento de Dom Bosco, através de um estudo histórico, genético, processual, religioso e formativo com uma metodologia original, séria e científica. Compartilhamos com todos os nossos irmãos da Família Salesiana, essa bela e rica experiência que reforça todo o nosso amor por Dom Bosco.
Encerramos a primeira semana do Nível 1 caminhando nos primeiros 30 anos da vida de Dom Bosco, com orientação didática e método de estudo.
Participam desta etapa duas Salesianas Cooperadoras – SC Graziela Gonçalves – Porto Velho e Nair Reis – Belém. A nossa participação é a expressão viva da atualização do estilo de Ser de Dom Bosco, pois mostra à abertura dos Salesianos de Dom Bosco da Inspetoria São Domingos Sávio em apostar nos leigos, mostra abertura de todos os Salesianos do Regional em acolher o jeito laico de viver o carisma Salesiano em sua convivência. E, ainda, este gesto dos SDBs brilha muito mais no mundo contemporâneo se for levado em consideração a questão do gênero.
É uma clara demonstração de uma ação onde mulheres e homens vão juntos para “águas mais profundas”. Igualmente, manifesta a coragem, a ousadia, a força e o compromisso dos Salesianos Cooperadores e das Salesianas Cooperadoras, pois para um leigo ou uma leiga, deixar casa, trabalho, família, filhos durante um mês é tão difícil quanto para um pároco deixar a paróquia durante as comemorações do padroeiro, um diretor deixar a escola no inicio das aulas… Enfim, demonstra que também os leigos andam se equilibrando numa corda bamba, com os olhos fixos no objetivo, assim como o acrobata São João Bosco.
Nós Salesianos Cooperadores de Deus, agradecemos aos SDBs, na pessoa do padre Inspetor, Francisco Lima (Chicão), pela valorização do espírito de família.
Por Graziela Gonçalves
Salesiana Cooperadora – Porto Velho/RO