EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontros dos presbiteros da diocese de São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel/AM – Nos dias 23, 24 e 25 a diocese de São Gabriel realizou o encontro de presbíteros para reforçar a comunhão eclesial, refletir sobre o ano sacerdotal, dar os primeiros passos em direção a assembléia diocesana e celebrar a missa dos Santos óleos. O encontro aconteceu na casa das irmãs salesianas (NªSª Auxiliadora).

No primeiro dia pela parte da manhã, depois de uma belíssima oração conduzida por Dom Edson, fomos convidados a refletir sobre a posição que a Igreja de São Gabriel deve assumir diante do alcoolismo e festa de santos. Na parte da tarde, conforme a solicitação da juíza, o bispo juntamente com os padres, os lideres de barros, professores, membros da PJ fomos a Câmara Municipal para uma audiência sobre o problema relacionado à bebida e festas de santos. Nesta ocasião o Bispo deixou claro que a Igreja não é contra as festas desde que elas proporcionem um momento de encontro, comunhão, alegria sadia e confraternização e para que esse objetivo seja alcançado é preciso evitar o comércio de bebidas alcoólicas, pois as mesmas tem sido causas de muitas violências e até mortes. Para coibir que os promotores de festas usem o nome da Igreja para fazer “festas de Santos”, Dom Edson salientou que todas as festas dos padroeiros só poderão acontecer mediante a solicitação por escrita dos padres à Juíza. A audiência aconteceu às 16h.

O segundo dia foi dedicado ao retiro espiritual orientado por Dom Edson. O tema do retiro tinha como pano de fundo o texto do Evangelho de João: “Eu me consagro por eles” (Jo 17,19). Na parte da manhã fomos convidados a refletir (em sintonia com o 13º encontro Nacional de presbíteros) sobre “o compromisso do sacerdote elementar” a partir do texto do pe. Paulo Suess. Na parte da tarde colocamos em comum as provocações que o texto suscitou em cada um e nos perguntamos sobre o papel do sacerdote na realidade da nossa diocese. Terminado este momento de partilha fizemos uma celebração penitencial e confissões. Tanto no primeiro e no segundo dia a celebração da Eucaristia aconteceu às 19h30 na catedral juntamente com os jovens, provenientes de algumas paróquias, que estavam reunidos com a assessora diocesana (Ir. Claudina e com a secretária do regional, Elayne).

O terceiro dia foi dedicado as questões pastorais. Na parte da manhã, com a ajuda prestimosa do pe. Justino Sarmento, refletimos sobre a dimensão cultural da nossa ação pastoral tendo em vista a assembléia diocesana que acontecerá em outubro. Na parte da tarde (às 16h) os padres reuniram-se na casa de formação das ir. Salesianas (bairro Dabarú) para se encontrarem com os representantes das diversas pastorais. Às 19h30 o bispo juntamente com os sacerdotes e povo de Deus celebrou a Missa dos santos óleos. Terminado a celebração os padres foram convidados para uma confraternização no seminário diocesano.

Demos graças a Deus por tudo que Ele realiza na nossa vida e na vida da nossa Igreja e Inspetoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀