EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro sobre Novos Movimentos Religiosos – CELAM

5o. CELAM: Aconteceu em Manaus nos dias 29 a 31, na casa de retiro Laura Vicuña, o encontro de bispos da Amazônia Continental sobre o tema NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS. Estiveram presentes13 bispos brasileiros, 3 bispos vindos da Venezuela, Bolívia, Colômbia, um representante de Roma do Conselho Pontifício para a promoção dos cristãos, a presença do bispo brasileiro responsável pela seção ecumênica do Celam, a professora Doutora Antropóloga Anaíza Vergulino que assessorou o encontro, e outros 13 convidados, entre eles padre Mendonça e um grupo de seminaristas.


O que podemos dizer em poucas palavras é que o ser humano, em geral, peregrina entre os meandros das novas experiências religiosas compondo sua própria religião. Há uma sede da divindade, a busca de uma energia que elimine o sofrimento e que dê novo significado para viver. No caminho de muitas pessoas estão os Novos Movimentos Religiosos que dão respostas imediatas através de curas, o desejo de ter posse de bens e poder, os exorcismos, as grandes concentrações de massa e desenvolvimento de células – pequenas comunidades. O crescimento dos NMRs deve-se, em principio da soma desses fatores. O demônio seria o grande adversário que ameaça a prosperidade.


Outro elemento em questão é a aproximação, sobretudo, da igreja universal do Reino de Deus com a Umbanda. O que percebi nas análises é que existe neste jogo de crenças uma dimensão do sincretismo de um lado e de outro a vontade de vencer, de prosperar, que faz com que o fiel arrisque tudo porque acredita que a divindade devolverá em dobro tudo o que ele sacrificou. Quando a prosperidade não acontece por algum motivo considera-se como ação do demônio, ou melhor, diz-se que a pessoa está amarrada. A salvação seria, então, um acontecimento agora, imediato, realizado no bem estar.



Outro objetivo do encontro foi também colaborar com o Celam na preparação da V Conferencia de Maio de 2007 em Aparecida do Norte. Uma preocupação pastoral atual na preparação da Conferencia é exatamente sobre o Pentecostalismo existente dentro da Igreja Católica com a Renovação Carismática que representa hoje 125 milhões de adeptos. Apesar de que a RCC não se configura como um movimento religioso, tem muitas questões a serem resolvidas, pois a eclesialidade, ou seja, o sentido de pertença a uma comunidade paroquial, a uma diocese; é cada vez menos considerada, pois seus membros se orientam de forma quase independente.



Em 2008 haverá outro encontro desta natureza para refletir tema relativo a Amazônia Continental.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀