EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ENCONTRO PAN-AMAZÔNICO SALESIANO

Por P. José Ivanildo de O. Melo

Em comunhão com o Sínodo Pan-Amazônico, convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019 “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, os filhos de Dom Bosco realizarão de 01 a 04 de Novembro de 2018, o Encontro Pan-Amazônico Salesiano.

Como o tema: O sínodo nos interpela!, conselheiros gerais das missões, inspetores, inspetoras, FMA, DIAM, CORAM, missionários (as), serão convocados a rezar, compartilhar, refletir e projetar profeticamente sua presença evangelizadora entre os povos desta vasta região.

A iniciativa do Dicastério das Missões, abraçada pelos diversos organismos missionários das Inspetorias Salesianas da América Latina, objetiva oferecer uma genuína colaboração a Igreja e aos povos da Pan-Amazônia a partir do carisma salesiano. O encontro buscará, portanto, identificar novos caminhos para a evangelização, bem como estratégias de superação das estruturas que espoliam a Amazônia e seus povos ajudando no aprofundamento do tema central do Sínodo, conforme os objetivos propostos pelo Papa Francisco.

Como parte do processo de organização do encontro, a comissão organizadora da qual faz parte o P. Reginaldo Cordeiro (Vice Inspetor e Coord. da CIAM), reunida em Quito, de 23.07-10.08, aprovou o cartaz de divulgação preparado pela Inspetoria São Domingos Sávio. Na arte, estão resumidas as principais características e preocupações do Sínodo com a Pan-Amazônia. Vejamos!

  • O tom de verde claro que marca e contrasta as diferentes cenas do cartaz chama a atenção para a riqueza e sensibilidade do solo da região.
  • Os dizeres que convidam ao encontro e o seu tema está com a mesma cor e fonte da logo oficial do Sínodo para sinalizar a sintonia da Congregação salesiana com a Igreja Universal.
  • Na base do cartaz temos três ambientes sociais como síntese dos diferentes cenários em que se movem os habitantes da Amazônia: urbano, rural, ribeirinho. Nas grandes metrópoles, nas florestas fluviais, na beirada dos rios ou nas periferias, a vida é envolvida por altas montanhas, símbolo do sagrado, das milenares mitologias indígenas que marcaram os rostos e o coração do povo Amazônida.
  • Em destaque no centro está a logo do Sínodo, lardeada pelo rosto de um jovem indígena rio-negrino, e do outro lado crianças e adolescentes aventurando-se na pesca. Eles representam os destinatários do carisma salesiano, sua particularidade no modo de olhar para a Pan-Amazônia.
  • A rica fauna e flora da Pan-Amazônia também estão contemplados na arte. Destaque para a arara vermelha, comum em vários países da Pan-Amazônia, que rasga a barra inferior da arte, alçando voo sobre o cenário.
  • O traçado marajoara esverdeado que envolve todo o cartaz é símbolo da Inspetoria anfitriã e quer ser um abraço de boas-vindas.

Ao convocar os missionários (as) salesianos de todos os recantos para este momento de graça, reafirmamos o nosso compromisso com a vida e missão deste chão, com os povos Indígenas, ribeirinhos, caboclos, quilombolas e citadinos. Quem vem, seja bem vindo(a)!

Cartaz Sinodo para a Amazonia 2018 - FINAL_curvas_web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀