EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ENCONTRO PAN-AMAZÔNICO SALESIANO

Por P. José Ivanildo de O. Melo

Em comunhão com o Sínodo Pan-Amazônico, convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019 “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, os filhos de Dom Bosco realizarão de 01 a 04 de Novembro de 2018, o Encontro Pan-Amazônico Salesiano.

Como o tema: O sínodo nos interpela!, conselheiros gerais das missões, inspetores, inspetoras, FMA, DIAM, CORAM, missionários (as), serão convocados a rezar, compartilhar, refletir e projetar profeticamente sua presença evangelizadora entre os povos desta vasta região.

A iniciativa do Dicastério das Missões, abraçada pelos diversos organismos missionários das Inspetorias Salesianas da América Latina, objetiva oferecer uma genuína colaboração a Igreja e aos povos da Pan-Amazônia a partir do carisma salesiano. O encontro buscará, portanto, identificar novos caminhos para a evangelização, bem como estratégias de superação das estruturas que espoliam a Amazônia e seus povos ajudando no aprofundamento do tema central do Sínodo, conforme os objetivos propostos pelo Papa Francisco.

Como parte do processo de organização do encontro, a comissão organizadora da qual faz parte o P. Reginaldo Cordeiro (Vice Inspetor e Coord. da CIAM), reunida em Quito, de 23.07-10.08, aprovou o cartaz de divulgação preparado pela Inspetoria São Domingos Sávio. Na arte, estão resumidas as principais características e preocupações do Sínodo com a Pan-Amazônia. Vejamos!

  • O tom de verde claro que marca e contrasta as diferentes cenas do cartaz chama a atenção para a riqueza e sensibilidade do solo da região.
  • Os dizeres que convidam ao encontro e o seu tema está com a mesma cor e fonte da logo oficial do Sínodo para sinalizar a sintonia da Congregação salesiana com a Igreja Universal.
  • Na base do cartaz temos três ambientes sociais como síntese dos diferentes cenários em que se movem os habitantes da Amazônia: urbano, rural, ribeirinho. Nas grandes metrópoles, nas florestas fluviais, na beirada dos rios ou nas periferias, a vida é envolvida por altas montanhas, símbolo do sagrado, das milenares mitologias indígenas que marcaram os rostos e o coração do povo Amazônida.
  • Em destaque no centro está a logo do Sínodo, lardeada pelo rosto de um jovem indígena rio-negrino, e do outro lado crianças e adolescentes aventurando-se na pesca. Eles representam os destinatários do carisma salesiano, sua particularidade no modo de olhar para a Pan-Amazônia.
  • A rica fauna e flora da Pan-Amazônia também estão contemplados na arte. Destaque para a arara vermelha, comum em vários países da Pan-Amazônia, que rasga a barra inferior da arte, alçando voo sobre o cenário.
  • O traçado marajoara esverdeado que envolve todo o cartaz é símbolo da Inspetoria anfitriã e quer ser um abraço de boas-vindas.

Ao convocar os missionários (as) salesianos de todos os recantos para este momento de graça, reafirmamos o nosso compromisso com a vida e missão deste chão, com os povos Indígenas, ribeirinhos, caboclos, quilombolas e citadinos. Quem vem, seja bem vindo(a)!

Cartaz Sinodo para a Amazonia 2018 - FINAL_curvas_web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀