EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ENCONTRO PAN-AMAZÔNICO SALESIANO: Espiritualidade e Sabedoria Indígena

Por Comissão Inspetorial de Comunicação-CIC

 

Na manhã desta sexta-feira, 02.10, retomamos os trabalhos do Encontro Pan-Amazônico Salesiano – O Sínodo nos interpela!,com um momento de Espiritualidade conduzido pelo padre Justino Sarmento.

Partindo da celebração litúrgica dos fiéis defuntos, padre Justino, convidou os presentes a fazerem memória dos irmãos, irmãs, salesianos, jovens e leigos de nossas presenças que já vivem com Deus.

Cada dia precisamos fazer morrer em nós o homem velho, a mulher velha, para abraçar o homem novo e mulher nova. Assim estaremos em condição de contribuir com a Igreja, com a Família Salesiana, os novos caminhos da Evangelização”.

Comentando a reflexão proposta pelo documento preparatório do Sínodo sobre espiritualidade e sabedoria, padre Justino, trouxe como tema do benzimento indígena como experiência de Deus e de oração. “Nossos avós da região do Alto Rio Negro- Amazonas, contam que desde o nosso nascimento recebemos a proteção da vida realizada pelo Kumû e Bahsegu. Eles são os agenciadores de forças cósmicas (…) O Kumû á nome as crianças, mantem em equilíbrio e harmonia entre a vida interior e exterior”, completou.

Por isso a necessidade dos benzimentos. Os benzimento protegem as pessoas das hostilidades do mundo dos viventes e do mundo espiritual. Por meio de suplicas de proteção o padre realizou o benzimento de óleo perfumado e tintura que foram usadas nas pessoas ao final da celebração.

A espiritualidade praticada com os pés na terra oferece a possibilidade de encontrar a alegria e o gosto de conviver com os povos amazônicos. Assim, pode-se valorizar as riquezas culturais nas quais Deus semeou as sementes da Boa-Nova. Devemos ser capazes também de perceber as coisas que estão presentes nas culturas, e que, por serem históricas, necessitam de purificação, e capazes de trabalhar pela conversão individual e comunitária, cultivando o diálogo nos diferentes níveis. A espiritualidade profética e do martírio nos fazem mais comprometidos com a vida dos povos e suas histórias passadas, olhando adiante a partir do tempo presente, com a construção de uma nova história” (n. 85).

Que assim seja!

20181102_073230 (Medium) 20181102_072148 (Medium)20181102_073216 (Medium)20181102_073315 (Medium)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀