EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ENCONTRO NACIONAL DOS NOVIÇOS SALESIANOS 2022

Por n. Alison Penha (BMA)

Na noite do dia 18 de junho de 2022, os noviços salesianos pertencentes aos dois “Curatorium” localizados em Barbacena-MG com 12 noviços composto pelas Inspetorias de Belo Horizonte (BBH), Campo Grande (BCG) e Manaus (BMA) e Jaboatão do Guararapes-RE com 13 noviços pertencentes pelas Inspetorias de Recife (BRE), São Paulo (BSP) e Porto Alegre (BPA), realizaram o encontro on-line com a temática “por vós estudo, por vós trabalho, por vós eu vivo, por vós estou disposto até a dar a vida” (Const.14), com o intuito de oportunizar os noviços para um momento de interagir e integrar através das partilhas das experiências que têm vivido até o momento.

O encontro iniciou com a animação de cantos salesianos e seguida de oração feita pelos noviços de Barbacena, os noviços de Jaboatão prepararam a dinâmica de apresentação na qual cada noviço apresentava seu nome, idade, cidade, inspetoria pertencente e concluindo com uma frase de Dom Bosco que marcava a caminhada vocacional, a partilha das frases foi entrelaçada com as frases de Madre Mazzarello devido a origem educativa de alguns noviços recebidas pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

A sequência das apresentações também contou com a participação dos Mestres padre Carlos e padre Sedney, na qual apresentaram a sua missão em frente a formação dos noviços, sua experiência vocacional e as frases de Dom Bosco escolhidas por eles. O padre Natale Vitale que é o inspetor referente para a formação salesiana do Brasil e inspetor da Inspetoria São João Bosco (BBH), motivou os noviços a viverem o “ano da graça”, partilhou sua experiência do noviciado e os fatos que marcam sua vocação, destacou também que o noviço: “conhece, ama e serve a Jesus Cristo, com a mente, o coração e as mãos de Dom Bosco”.

O momento auge do encontro foi a partilha pessoal dos noviços a partir das experiências vividas no noviciado, destacaram o “kairós” que se vive nesta etapa formativa, o confronto pessoal dentro das dimensões referidas no itinerário formativo, manifestaram também os desafios e as diversidades comuns na vida fraterna. As considerações finais dada pelos mestres de noviços motivaram que o seu papel como formador é fazer com que o noviço “tenha crise”, como momento oportuno para aprofundar a vida consagrada que estão dispostos a abraçar, alertando que essas crises acompanham para a vida toda. O encontro foi concluído com oração final e a avaliação do encontro feita pelos noviços em algumas palavras destacavam: espírito de família, comunhão, diversidade, Salesianidade. fraternidade e união.

 Noviciado Barbacena (Personalizado)

Noviciado de Barbacena/MG

Noviciado JaboatÒo

Noviciado de Jaboatão/PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assembleia Paroquial

De 25 a 27 de novembro aconteceu na Paróquia São José-Leste em Manaus, a Assembleia Paroquial que teve como tema, “Comunidades de Comunidade: Uma paróquia sinodal e missionária”. No primeiro

Leia mais

Primeira Eucaristia em Iauaretê/AM

Na Solenidade de Cristo Rei (20/11), 87 crianças celebraram a Primeira Eucaristia na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo em Iauaretê/AM. A Celebração foi presidida pelo pároco, padre Reginaldo Barbosa

Leia mais

RETIRO VEM E SEGUE-ME 2022

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro os alunos dos projetos, Construir Futuro, Sonhar Futuro e Aprendizagem do Pró-Menor Dom Bosco, participaram do retiro “Vem e Segue-me” versão 2022.

Leia mais

FORMAÇÃO SOBRE ARTÊMIDES ZATTI

Na última sexta feira (04/11) os colaboradores do Centro Inspetorial e do Santuário São José-Centro em Manaus, participaram de mais uma formação salesiana. Desta vez o tema do encontro foi

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀