EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro Nacional de Salesianos Irmãos

De 06 a 08 de junho foi realizado no Centro de Convenções Israel Pinheiro em Brasília, o encontro Nacional de Salesianos Irmãos. O Encontro proporcionou uma reflexão sobre o lugar primordial na qual a espiritualidade Salesiana deve ocupar na identidade do Irmão Coadjutor hoje. Duas razões justificam a escolha desse tema. Uma é a constatação de que é preciso urgentemente formar uma identidade renovada e arrojada para a Congregação e que nos persegue desde o final do Concílio Vaticano II a outra é a certeza de que, no alvorecer desse novo século, temos à disposição, não apenas a vontade de enfrentar novos desafio de repensar e re-lançar com todo entusiasmo a identidade do Irmão a luz do CG26 neste retorno a Dom Bosco no Da mihi animas cetera tolle.

Estavam presentes irmãos de todas as Inspetorias do Brasil ao todo éramos cinqüenta e sete. Nós da ISMA demos a nossa colaboração, éramos quatro representantes: Ir. Raimundo, Ir. Matias, Ir. Max e Ir. Steyve.

As reflexões abordadas nos davam uma visão dos desafios e as esperanças de um futuro bom e próspero, percebe-se um novo alvorecer de vocações devido ao entusiasmo de como cada irmão se lança nas suas  atividades e mostrando a alegria de ser um servo bom e fiel da vinha do Senhor. Os temas abordados sempre nos proporcionava a um re-pensar de como o Coadjutor é uma ponte entre o clericato e a laicidade proporcionando ao jovens um vínculo maior com a sociedade e com a Igreja. O que mais se prezou foi o testemunho de vida. Não podemos falar em fidelidade a Deus, se não somos capazes de viver a fidelidade humana e a fidelidade da própria vocação.

Somos consagrados por Deus "para servir e não ser servido" como nos diz Jesus (Mc 10, 45). A consagração do Coadjutor é o nosso segredo, a nossa força, a nossa maior riqueza. Irmãos abertos a todos, capazes de renunciar a interesses próprios em favor do bem comum, unindo forças, realizando projetos comuns com nossos parceiros, encarnando o carisma no mundo dos pobres. Companheiros espirituais de uma juventude que, hoje mais do que nunca, apesar de algumas aparências contrárias, busca sentido para a sua vida e tem sede de Deus.

Com o encerramento do encontro voltamos para as nossas Inspetorias cheios de esperanças e alegria para cada vez mais nos dedicarmos as nossas atividades em favor dos jovens e especialmente os mais pobres. Agradecemos a todos que nos proporcionaram esse momento de formação e de enriquecimento da nossa identidade e pedimos que Jesus Cristo seja sempre a nossa meta e Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre nossa guia e São José, São Francisco de Sales e São João Bosco nos proteja.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀