EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro Nacional de Salesianos Irmãos

De 06 a 08 de junho foi realizado no Centro de Convenções Israel Pinheiro em Brasília, o encontro Nacional de Salesianos Irmãos. O Encontro proporcionou uma reflexão sobre o lugar primordial na qual a espiritualidade Salesiana deve ocupar na identidade do Irmão Coadjutor hoje. Duas razões justificam a escolha desse tema. Uma é a constatação de que é preciso urgentemente formar uma identidade renovada e arrojada para a Congregação e que nos persegue desde o final do Concílio Vaticano II a outra é a certeza de que, no alvorecer desse novo século, temos à disposição, não apenas a vontade de enfrentar novos desafio de repensar e re-lançar com todo entusiasmo a identidade do Irmão a luz do CG26 neste retorno a Dom Bosco no Da mihi animas cetera tolle.

Estavam presentes irmãos de todas as Inspetorias do Brasil ao todo éramos cinqüenta e sete. Nós da ISMA demos a nossa colaboração, éramos quatro representantes: Ir. Raimundo, Ir. Matias, Ir. Max e Ir. Steyve.

As reflexões abordadas nos davam uma visão dos desafios e as esperanças de um futuro bom e próspero, percebe-se um novo alvorecer de vocações devido ao entusiasmo de como cada irmão se lança nas suas  atividades e mostrando a alegria de ser um servo bom e fiel da vinha do Senhor. Os temas abordados sempre nos proporcionava a um re-pensar de como o Coadjutor é uma ponte entre o clericato e a laicidade proporcionando ao jovens um vínculo maior com a sociedade e com a Igreja. O que mais se prezou foi o testemunho de vida. Não podemos falar em fidelidade a Deus, se não somos capazes de viver a fidelidade humana e a fidelidade da própria vocação.

Somos consagrados por Deus "para servir e não ser servido" como nos diz Jesus (Mc 10, 45). A consagração do Coadjutor é o nosso segredo, a nossa força, a nossa maior riqueza. Irmãos abertos a todos, capazes de renunciar a interesses próprios em favor do bem comum, unindo forças, realizando projetos comuns com nossos parceiros, encarnando o carisma no mundo dos pobres. Companheiros espirituais de uma juventude que, hoje mais do que nunca, apesar de algumas aparências contrárias, busca sentido para a sua vida e tem sede de Deus.

Com o encerramento do encontro voltamos para as nossas Inspetorias cheios de esperanças e alegria para cada vez mais nos dedicarmos as nossas atividades em favor dos jovens e especialmente os mais pobres. Agradecemos a todos que nos proporcionaram esse momento de formação e de enriquecimento da nossa identidade e pedimos que Jesus Cristo seja sempre a nossa meta e Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre nossa guia e São José, São Francisco de Sales e São João Bosco nos proteja.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀