EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ENCONTRO MUNDIAL DOS DELEGADOS INSPETORIAS PARA A PASTORAL JUVENIL SALESIANA

Por Pe Bira Antonio Ribeiro

Começou hoje em Roma (Itália), na Casa Geral dos Salesianos de Dom Bosco, um especial curso para Delegados Inspetoriais para a Pastoral Juvenil das Inspetorias Salesianas do Mundo. Estão participando 66 salesianos, sacerdotes e leigos, dentre delegados das Inspetorias e assessores.
As atividades se iniciaram oficialmente hoje, dia 16, às 09:00 da manhã com a Palavra do Reitor-mor, Pe. Ângelo Fernandes Artime. Em seu pronunciamento justificou a promoção desse evento mundial, destacando duas causas fundamentais:

a) A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO: a Congregação Salesiana, nos últimos anos e, sobretudo, com o Capítulo Geral 27, está refletindo sobre o Testemunho da Radicalidade Evangélica (Jesus Cristo como Centro) trilhando um caminho de renovação. O processo de renovação não é possível sem uma profunda atitude de estudo e reflexão. Daí nasce a importância da necessidade de cultivarmos uma atitude de vida que esteja em formação permanente. O estudo e a reflexão nos levam ao aprofundamento dos elementos e conteúdos teológicos, pastorais e carismáticos que fundamentam e motivam da vida religiosa e missionária Salesiana.

b) A COMUNHÃO: a segunda motivação é a necessidade de do fortalecimento da Comunhão carismática e pastoral em toda a Congregação, uma vez que a mesma é muito complexa, estando presente em todos os continentes e está inserida nas mais variadas culturas e contextos eclesiais e religiosos. É preciso assegurar a comunhão carismática em sua unidade fundamental e, ao mesmo tempo, acolher a riqueza proveniente dos diversos contextos.
O evento durará duas semanas (até dia 27/05) seguindo uma intensa programação com diversas atividades como: conferências, estudo pessoal, trabalho em grupo, oração, partilha de experiência, eventos culturais. O inglês, o espanhol e o italiano são as línguas oficiais do evento.
O texto base fundamental de estudo é o “Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana” – Terceira edição. Do Brasil estão participando cinco sacerdotes representando as inspetorias de Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campo Grande e Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀