EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro Inspetorial de Coordenadores: Jovens líderes, educadores adultos e irmãs salesianas

Nos dias 30 de Junho, 1, 2, 3 e 4 de Julho, na casa de retiros Mornese das irmãs salesianas da Inspetoria Laura Vicuña, educadores vindos de Porto Velho, Manicoré, Salinas, Castanhal, Belém e Manaus viveram dias de formação iluminados pelo tema “Coordenação na Comunhão para uma cidadania ativa“, a partir da orientação do CG22 das FMA.

A assessoria do tema central ficou por conta do Pe. Bené Castro, salesiano do CESAF/Pré-noviciado e contou com valiosas contribuições da Ir. Edwirges, salesiana e da professora Lilianny, coordenadora da RSE na região Norte.

O Pe. Bené usou a metodologia das linguagens múltiplas: exposição oral, cantos referentes, roteiros orientados, textos de leitura pessoal e grupal, espaços de silêncios e auto-avaliação e celebrações concernentes. Tudo foi vivenciado em duplas de educadores.

Outros momentos que somaram para o clima relacional salesiano foram o passeio noturno (City Tour) por pontos turísticos da cidade e a “Festa Junina” com apresentação dos grupos regionais. A alimentação teve a cor das comidas típicas, com destaque para a Maniçoba e o Açaí, trazidos de Belém.

Qualidade especial veio com a presença dos jovens, que esbanjaram entusiasmo, interesse e a vivaz alegria vivida em todos os momentos do encontro. Os Pré-noviços da ISMA também marcaram presença por lá, visando reportagem para sua “Parabólica”.

Este é o quinto encontro que o Pe.Bené assessora entre as salesianas da Inspetoria Laura Vicuña, serviço iniciado em 2008 e que já envolveu quatro níveis de coordenadores inspetoriais.

 

A Missão na cidade

 

No dia 26 de junho, o Pe. Bené Castro assessorou um encontro para 35 pessoas, todas envolvidas na pastoral missionária no mundo urbano.

O serviço foi orientado pela temática: “Jesus, missionário do Pai”; e a dinâmica foi a da Leitura Orante de quatro textos bíblicos. Os participantes tiveram oportunidade de reflexão individual, de partilha e oração grupal e pessoal. O Momento chave foi o da auto-avaliação da própria vida missionária, no espaço na nave central da igreja do Perpétuo Socorro, em exercício de deserto.

O trabalho resulta de parceria com a Ir. Mônica, salesiana, que coordenou o encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀