EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro, formação e conversão pastoral

Ananindeua/PA – Um clima de afetuoso acolhimento e rico ambiente salesiano marcou o Encontro de Animadores de Pastoral da Inspetoria São Domingos Sávio ocorrido pela primeira vez na cidade de Ananindeua, na área do Pará.

Padre Sadeck, diretor de ananindeua
Padre Francisco Sadeck dá o boa-noite

O encontro iniciou-se na noite de quinta-feira (12/09) com uma celebração de acolhida, seguido de um momento de partilha das expectativas. Na acolhida destaque a rica culinária paraense que favoreceu a convivência e a alegria salesiana.

Cerca de 30 os participantes oriundos dos Estados de Rondônia, Amazonas e Pará. Colaboraram no encontro os Delegados de Pastoral (P. Antonio de Assis Ribeiro) e da Comunicação (P. Daniel Cunha), os padres: Manoel de Jesus (EST – Belém), Amiraldo Soares (Carmo – Belém), Gilson Falcão (Carmo – Ananindeua), Reginaldo Barbosa (Paróquia de Fátima – Porto Velho), Antonio Carlos (Paróquia São José – Ji-Paraná). Também participam alguns leigos (as): Francisco Brito (CDB – PVH), Prisma, Graziela Gonçalves (Paróquia de Fátima – PVH), Cledinei Luiz (Centro do Menor – PVH), Fabíola Carvalho  (Carmo – Ananindeua), Henrique Carreira (EST – Belém), Sirlene Duarte (Carmo – Belém), Osvaldo Tércio (CDB – Mao), Gisele Lopes, Francilma Grana (FSDB – Mao), Taiane (Paróquia S. José Aleixo e CDB – Leste/Mao), Jesus Goes (CDB-Leste/Mao), Nilson Pereira (Obras Sociais do Aleixo – Mao), Jean Batista (PMDB – Mao), Pedro Doce (Paróquia e Centro Juvenil – Manicoré), Socorro Silva, Socorro Azevedo, Suely Queiroz (Damas Salesianas – Ananindeua – PA).

Com o tema “Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade” foi o horizonte norteador do encontro. O evento contou com a coordenação geral do Delegado de Pastoral, apoiado pelos diversos colaboradores do encontro que partilharam reflexões e demais intervenções formativos.

O diretor do Colégio do Carmo Ananindeua e Pároco, Pe Francisco Sadeck, deu total apoio a realização do evento contando em alguns momentos com sua presença e testemunho. Este ano o encontro também teve como novidade a presença de outros colaboradores membros da Família Salesiana, como coopedoradores e damas salesianas.

O encontro de pastoral favoreceu um novo vigor e entusiasmo pastoral para refletir a práxis cotidiana do ambiente pastoral. Momentos ricos foram as partilhas por áreas socializando as diversas iniciativas de trabalhos nas diferentes obras e a riqueza de atividades.

Pe Antonio Carlos

Animador de Pastoral de Ji-Paraná

Animação de Pastoral: a animação pastoral deve envolver a totalidade da vida da obra salesiana … trata-se de um trabalho em rede!

[toggle title=”A Pastoral está em tudo:”]

  1.  No Projeto Educativo Pastoral Salesiano da Obra ou PPP;
  2. Na integração dos setores da obra;
  3. Nas atividades pedagógicas, esportivas e culturais;
  4. Na vivência dos tempos litúrgicos;
  5. Nas Celebrações: da palavra, reconciliação;
  6. Nos ambientes (parede, limpeza, na ordem, nas frases, nas plantas);
  7. No clima de família e cuidado pastoral da família;
  8.  No sistema som (cuidado com as músicas e palavras);
  9. Na qualidade de relação dos educandos (espelho que reflete valores assimilados);
  10. Nas propostas de projeto de vida (discernimento vocacional);
  11. Na apresentação dos móveis e estruturas;
  12. Na presença animadora: assistência salesiana;
  13. Na motivação inicial das nossas atividades (bom dia, boa tarde, outros);
  14. Nas Relações Humanas: somos chamados a fazer de nossas obras espaços privilegiados de acolhida (imediata), respeito e escuta onde todos se sintam bem entre pessoas que lhes querem bem. Por isso é necessário dar atenção à pessoa e quanto possível, qualificar as relações humanas;
  15. Na promoção dos associacionismo ;
  16. Na linguagem que usamos (crianças, adolescentes, jovens);
  17. Na propositividade missionária (oratório, voluntariado, ousadia);
  18. No relacionamento com a paróquia, diocese, e organizações eclesiais;
  19. Na escuta sábia e personalizada [/toggle]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀