Ananindeua/PA – Um clima de afetuoso acolhimento e rico ambiente salesiano marcou o Encontro de Animadores de Pastoral da Inspetoria São Domingos Sávio ocorrido pela primeira vez na cidade de Ananindeua, na área do Pará.

O encontro iniciou-se na noite de quinta-feira (12/09) com uma celebração de acolhida, seguido de um momento de partilha das expectativas. Na acolhida destaque a rica culinária paraense que favoreceu a convivência e a alegria salesiana.
Cerca de 30 os participantes oriundos dos Estados de Rondônia, Amazonas e Pará. Colaboraram no encontro os Delegados de Pastoral (P. Antonio de Assis Ribeiro) e da Comunicação (P. Daniel Cunha), os padres: Manoel de Jesus (EST – Belém), Amiraldo Soares (Carmo – Belém), Gilson Falcão (Carmo – Ananindeua), Reginaldo Barbosa (Paróquia de Fátima – Porto Velho), Antonio Carlos (Paróquia São José – Ji-Paraná). Também participam alguns leigos (as): Francisco Brito (CDB – PVH), Prisma, Graziela Gonçalves (Paróquia de Fátima – PVH), Cledinei Luiz (Centro do Menor – PVH), Fabíola Carvalho (Carmo – Ananindeua), Henrique Carreira (EST – Belém), Sirlene Duarte (Carmo – Belém), Osvaldo Tércio (CDB – Mao), Gisele Lopes, Francilma Grana (FSDB – Mao), Taiane (Paróquia S. José Aleixo e CDB – Leste/Mao), Jesus Goes (CDB-Leste/Mao), Nilson Pereira (Obras Sociais do Aleixo – Mao), Jean Batista (PMDB – Mao), Pedro Doce (Paróquia e Centro Juvenil – Manicoré), Socorro Silva, Socorro Azevedo, Suely Queiroz (Damas Salesianas – Ananindeua – PA).
Com o tema “Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade” foi o horizonte norteador do encontro. O evento contou com a coordenação geral do Delegado de Pastoral, apoiado pelos diversos colaboradores do encontro que partilharam reflexões e demais intervenções formativos.
O diretor do Colégio do Carmo Ananindeua e Pároco, Pe Francisco Sadeck, deu total apoio a realização do evento contando em alguns momentos com sua presença e testemunho. Este ano o encontro também teve como novidade a presença de outros colaboradores membros da Família Salesiana, como coopedoradores e damas salesianas.
O encontro de pastoral favoreceu um novo vigor e entusiasmo pastoral para refletir a práxis cotidiana do ambiente pastoral. Momentos ricos foram as partilhas por áreas socializando as diversas iniciativas de trabalhos nas diferentes obras e a riqueza de atividades.
Pe Antonio Carlos
Animador de Pastoral de Ji-Paraná
Animação de Pastoral: a animação pastoral deve envolver a totalidade da vida da obra salesiana … trata-se de um trabalho em rede![toggle title=”A Pastoral está em tudo:”]
- No Projeto Educativo Pastoral Salesiano da Obra ou PPP;
- Na integração dos setores da obra;
- Nas atividades pedagógicas, esportivas e culturais;
- Na vivência dos tempos litúrgicos;
- Nas Celebrações: da palavra, reconciliação;
- Nos ambientes (parede, limpeza, na ordem, nas frases, nas plantas);
- No clima de família e cuidado pastoral da família;
- No sistema som (cuidado com as músicas e palavras);
- Na qualidade de relação dos educandos (espelho que reflete valores assimilados);
- Nas propostas de projeto de vida (discernimento vocacional);
- Na apresentação dos móveis e estruturas;
- Na presença animadora: assistência salesiana;
- Na motivação inicial das nossas atividades (bom dia, boa tarde, outros);
- Nas Relações Humanas: somos chamados a fazer de nossas obras espaços privilegiados de acolhida (imediata), respeito e escuta onde todos se sintam bem entre pessoas que lhes querem bem. Por isso é necessário dar atenção à pessoa e quanto possível, qualificar as relações humanas;
- Na promoção dos associacionismo ;
- Na linguagem que usamos (crianças, adolescentes, jovens);
- Na propositividade missionária (oratório, voluntariado, ousadia);
- No relacionamento com a paróquia, diocese, e organizações eclesiais;
- Na escuta sábia e personalizada [/toggle]