EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro em Roma

Encontro, em Roma, avalia Jornada Mundial da Juventude de 2008

A Seção de Jovens do Pontifício Conselho para os Leigos se reuniu, neste fim de semana, em Roma, para avaliar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em julho do ano passado, em Sidney (Austrália), e planejar a próxima jornada agendada para 2011, em Madri (Espanha). Participaram do encontro 130 representantes das Conferências Episcopais e dos movimentos juvenis de todo o mundo.

Os participantes foram acolhidos pelo presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, cardeal Rylko, na sexta-feira, 3. O cardeal de Sidney, George Pell, e o bispo coordenador da JMJ de 2008, dom Anthony Fisher, relataram, neste dia, sua experiência na preparação e realização do encontro mundial da juventude. Os representantes das Conferências Episcopais e dos Movimentos Internacionais também apresentaram suas avaliações.

“Na avaliação, destacou-se a preocupação de grande parte do grupo para que a JMJ não seja apenas um evento, mas esteja interligada à pastoral juvenil, convertendo a Igreja toda para a opção pelos jovens”, disse o assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Azevêdo Gomes, que participa do encontro.

Segundo o secretário da Seção Leigos do Pontifício Conselho para os Leigos, Carriquiri, “a Seção Jovens necessita aproximar-se mais da América Latina pela rica contribuição da Pastoral Juvenil e da África”.

“Na avaliação, outro aspecto que aparece com muita força é que a JMJ deverá acontecer em países pobres. Por tradição, ela tem acontecido em países ricos, sendo agora momento de avançar e ir ao encontro dos jovens pobres, dizem os participantes”, lembrou padre Gisley. Em 2007, a CNBB apresentou ao papa Bento XVI um pedido para que a Jornada da Juventude seja realizada no Brasil.

Durante o encontro, o grupo ouviu ouviu também os encaminhamentos que o Comitê de Madri já está fazendo para realização do encontro na Espanha. O encontro foi encerrado neste domingo com a missa de Ramos presidida pelo papa Bento XVI, na Praça São Pedro, quando Roma celebrou a JMJ, que neste ano é diocesana. Segundo padre Gisley, durante a celebração, os jovens de Sidney entregaram aos jovens da Madri a cruz que deverá percorrer todas as dioceses da Espanha, preparando a igreja espanhola para a JMJ em 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀