EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro de Software Livre

O segundo dia do Congresso de Software Livre e Democratização do Conhecimento realizado na Universidad Politécnica Salesiana (UPS), em Quito, no Equador, foi um dia destinado a reflexões e compartilhamentos de experiência por representantes de alguma esfera dos governos do Brasil, Venezuela e Espanha.

O evento foi aberto pelo engenheiro Charles Escobar da Universidad Israel com uma palestra cujo tema foi “Dimensiones ética y política em la cultura del software livre” (www.charlesescobar.com). Em sua palestra, que por sinal foi bem conduzida, a afirmação de que 95% das ferramentas de informática utilizadas pelas pessoas são ilegais ou como todos conhecemos, são pirateadas, causou surpresa aos participantes.

Pela parte da tarde podemos conhecer através de uma apresentação a experiência que o setor público do Estado de Extremadura, Espanha, teve com a utilização do software livre nos setores da educação, da saúde e da economia. Esta apresentação foi conduzida pelo Dr. Luís Millán e pelo Dr. Luís Casas.

A parte da noite foi destinada a uma visita pelo centro histórico de Quito em três ônibus e com o acompanhamento de guias de turismo. Tivemos a oportunidade de conhecer um centro histórico muito bem conservado e cheio de histórias deste povo acolhedor. Um momento de surpresa para todos foi a interferência da polícia metropolitana quando a visita estava sendo iniciada, a qual ajudou a conduzir a visita de maneira organizada e, acima de tudo, sendo verdadeiros guias de turismo com os fatos históricos literalmente “na ponta da língua”. Participaram deste momento os palestrantes e os estrangeiros presentes.

Todos que estão hospedados no Centro Salesiano Regional participaram de um jantar em um hotel local oferecido pela UPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀