EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro de formação e Abertura do mês da Bíblia

Manicoré/AM – Encontro de formação dos colaboradores do CJS: Aconteceu no último final de semana, 29 de agosto, a formação dos colaboradores do Centro Juvenil de Manicoré. O encontro aconteceu no sítio de um benfeitor do Centro Juvenil, que sempre sede esse ambiente para os momentos de formação e revisão da caminhada como comunidade educativa.

O encontro foi realizado no clima de muita abertura e serenidade dos colaboradores para as novas propostas e orientações da CEP do Centro Juvenil. Em cada encontro, que acontece mensalmente, se darão seguimento as etapas desse estudo. Já se refletiu a primeira etapa, sobre as orientações do primeiro Animador da CEP do Centro Juvenil (Pe. Bira), que em 25 tópicos apresentou para os colaboradores quais são os horizontes que o educador salesiano deve traçar em um centro de educação profissional, onde os mesmos são responsáveis da formação e educação da juventude manicoreense.

Segundo os educares do Centro Juvenil, entre todos os tópicos refletidos o mais desafiador para a realidade de Manicoré foi o de educar e evangelizar devido à dispersão religiosa de muitos jovens, que em certo ponto se encontram vazios de Deus e que buscam outros prazeres para preencher esse vazio. A proposta de caminhada é que cada educador seja responsável, dentro do próprio setor, pelo processo de educação e evangelização com objetivo de formar não somente bons profissionais, e sim futuros cristãos e cidadãos honestos.

O encontro encerrou com o delicioso almoço e uma belíssima tarde de convivência através de jogos e momentos de descontração nas águas de um maravilhoso igarapé.

Abertura do mês da Bíblia no Centro Juvenil Salesiano (CJS): “A Palavra de Deus é Lâmpada para os meus pés” . Com este tema, no dia primeiro de setembro, iniciou-se, com uma profunda e maravilhosa celebração, o mês da Bíblia dando um toque especial na caminhada da obra. Foi refletido com os meninos do centro sobre a importância da Palavra de Deus na vida dos cristãos, e como manusear esta Palavra de vida, por onde começar a leitura e o porquê da importância da leitura.

Na celebração notou-se uma abertura muito grande dos participantes, que cantaram e agradeceram a Deus pelas palavras de sabedoria que encontramos na Bíblia. Outra questão importante, onde despertou a curiosidade de muitos, foi à forma de leitura, como começar, quem é o centro da Bíblia, quem escreveu, e porque foi escrita.

Todas essas coisas foram explicadas e esclarecidas aos jovens, que com muita disponibilidade de escuta, saíram contentes e curiosos para ler durante este mês, pelo menos um capiíulo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Pois aprenderam que é nos Evangelhos que encontramos o coração da Bíblia, quem começa pelos primeiros livros, esbarra nas tradições do povo. Ficou entendido que é o Senhor Jesus o centro da Bíblia e os quatro textos falam justamente da vida do Cristo e de seus ensinamentos, palavra eterna do Pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀