Realizou-se no Centro Inspetorial da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo, de 11 a 12 de fevereiro do corrente, o Encontro Nacional da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), composta por delegados dos Salesianos de Dom Bosco – SDB e das Filhas de Maria Auxiliadora – FMA.
As atividades foram iniciadas na manhã do dia 11 de fevereiro, tendo como primeiro tema “A pastoral na Rede Salesiana de Escolas” (RSE), com assessoria do Prof. Antonio Boeing. A animação e o acompanhamento pastoral é também uma das responsabilidades dos delegados para a pastoral em suas inspetorias. A diretoria da RSE está promovendo a produção de subsídios para melhorar a qualidade da acolhida (bom dia, boa tarde) nas escolas.
No período da tarde a temática foi a “Realidade e organização Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana”. Ir. Solange Sanches, da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, de Porto Alegre, conduziu o primeiro momento que apresentou um levantamento da realidade dos grupos juvenis de cada inspetoria. Na sequência, Pe. Tiago Figueiró, da Missão Salesiana do Mato Grosso, trabalhou com os delegados a experiência da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) em cada inspetoria. Para isso, foram formados grupos de trabalho que fizeram uma síntese dos aspectos mais relevantes do histórico, conquistas e desafios.
A mostra de dados estimulou a Comissão a empreender um processo de revisão do livro “Princípios norteadores da Articulação da Juventude Salesiana”. Temos em nível nacional uma nova caracterização do público que, em geral, participa da AJS. A terminologia foi um dos itens analisados que precisa ser reconsiderado a partir do novo cenário cultural juvenil brasileiro e orientações eclesial e da Congregação.
Dia 12, os jovens Gilmar Vieira e Félix Siriani, membros do Conselho Nacional da AJS, apresentaram à comissão a composição do referido Conselho, sua natureza, necessidades e atribuições. Houve a leitura e discussão da Carta de identidade do Conselho; diversas alterações foram sugeridas e ao mesmo tempo todos reconheceram e elogiados os primeiros passos.
Além dos temas já mencionados, a CNPJS também refletiu brevemente, sobre a necessidade do estudo e assimilação de dois grandes novos documentos que nos apresentam diretrizes norteadoras para a animação da Pastoral Juvenil. Em nível Latino-americano, temos o documento “A civilização do Amor” do Conselho Episcopal Latino-americano e, em nível de Congregação, a nova edição do “Quadro de Referências para a Pastoral Juvenil Salesiana”. Ambos serão objeto de estudo no próximo Encontro Nacional no mês de Novembro.
A avaliação do evento foi muito positiva: clima de família, sensibilidade juvenil, vontade de caminhar juntos, partilha de experiência, continuidade de reflexões e processos, participação, boa integração dos calouros da comissão, confrontam ideias, acolhida; enfim, foi um encontro de irmãos e irmãs, amigos e amigas que, unidos pelo mesmo carisma salesiano e apaixonados pela mesma missão, renovaram saudáveis convicções pastorais e a vontade de fazerem em cada inspetoria um caminho conjunto de animação da juventude.

Salesianos da Amazônia Celebram Dom Bosco
Preparamos para vocês uma galeria de fotos com as diversas manifestações de carinho na solenidade de São João Bosco, realizado no último dia 31 de janeiro. Confira abaixo tudo que