Realizou-se no Centro Inspetorial da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo, de 11 a 12 de fevereiro do corrente, o Encontro Nacional da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), composta por delegados dos Salesianos de Dom Bosco – SDB e das Filhas de Maria Auxiliadora – FMA.
As atividades foram iniciadas na manhã do dia 11 de fevereiro, tendo como primeiro tema “A pastoral na Rede Salesiana de Escolas” (RSE), com assessoria do Prof. Antonio Boeing. A animação e o acompanhamento pastoral é também uma das responsabilidades dos delegados para a pastoral em suas inspetorias. A diretoria da RSE está promovendo a produção de subsídios para melhorar a qualidade da acolhida (bom dia, boa tarde) nas escolas.
No período da tarde a temática foi a “Realidade e organização Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana”. Ir. Solange Sanches, da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, de Porto Alegre, conduziu o primeiro momento que apresentou um levantamento da realidade dos grupos juvenis de cada inspetoria. Na sequência, Pe. Tiago Figueiró, da Missão Salesiana do Mato Grosso, trabalhou com os delegados a experiência da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) em cada inspetoria. Para isso, foram formados grupos de trabalho que fizeram uma síntese dos aspectos mais relevantes do histórico, conquistas e desafios.
A mostra de dados estimulou a Comissão a empreender um processo de revisão do livro “Princípios norteadores da Articulação da Juventude Salesiana”. Temos em nível nacional uma nova caracterização do público que, em geral, participa da AJS. A terminologia foi um dos itens analisados que precisa ser reconsiderado a partir do novo cenário cultural juvenil brasileiro e orientações eclesial e da Congregação.
Dia 12, os jovens Gilmar Vieira e Félix Siriani, membros do Conselho Nacional da AJS, apresentaram à comissão a composição do referido Conselho, sua natureza, necessidades e atribuições. Houve a leitura e discussão da Carta de identidade do Conselho; diversas alterações foram sugeridas e ao mesmo tempo todos reconheceram e elogiados os primeiros passos.
Além dos temas já mencionados, a CNPJS também refletiu brevemente, sobre a necessidade do estudo e assimilação de dois grandes novos documentos que nos apresentam diretrizes norteadoras para a animação da Pastoral Juvenil. Em nível Latino-americano, temos o documento “A civilização do Amor” do Conselho Episcopal Latino-americano e, em nível de Congregação, a nova edição do “Quadro de Referências para a Pastoral Juvenil Salesiana”. Ambos serão objeto de estudo no próximo Encontro Nacional no mês de Novembro.
A avaliação do evento foi muito positiva: clima de família, sensibilidade juvenil, vontade de caminhar juntos, partilha de experiência, continuidade de reflexões e processos, participação, boa integração dos calouros da comissão, confrontam ideias, acolhida; enfim, foi um encontro de irmãos e irmãs, amigos e amigas que, unidos pelo mesmo carisma salesiano e apaixonados pela mesma missão, renovaram saudáveis convicções pastorais e a vontade de fazerem em cada inspetoria um caminho conjunto de animação da juventude.
A preservação do legado salesiano na Assembleia ACSSA Seção Brasil
De 03 a 05 de setembro, o escritório nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), recebeu a 10ª Assembleia da Associação Cultores de