EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro Continental de Comunicação

Ao final do encontro Continental de CS realizado em São Paulo Pe. Filiberto González inflamado de gratidão fez seu discurso de encerramento louvando a Deus por cada Inspetoria a serviço da comunicação a favor do carisma salesiano na pedagogia de Deus amor.

Deste modo compartilho seu discurso para nos encorajar no vasto campo da Comunicação e para acentuar os compromissos assumidos neste encontro continental de estudo e implementação do novo Sistema Salesiano de Comunicação Social em vista do próximo encontro continental a ser realizado em Guadalajara no México em agosto de 2012. Espero que o discurso nos sirva de estímulo para arregaçarmos as mangas e crescer neste âmbito enquanto inspetoria.

Irmãos, amigos e amigas de CS de América,

Ao terem sido convocados pelo Senhor para trabalhar pela salvação de seus jovens com a mesma paixão de Dom Bosco, hoje (27) concluímos o Encontro Continental de Delegados Inspetoriais de CS, pelo qual quero manifestar meu agradecimento em uma breve síntese e deixar as tarefas comuns a serem realizadas até o próximo encontro em agosto de 2012.

Não posso deixar de expor meus agradecimentos:

1.A todos os inspetores pela boa eleição de seus delegados e pelo apoio que lhes dão para colaborar no cumprimento da Missão Juvenil da Inspetoria, dentro da dimensão e campo cultural, social e pastoral, que é a comunicação social.

2. Ao inspetor de São Paulo, Pe. Marcoo Biaggi, ao Pe. Picinini, ao Ir. Cledson, como coordenador nacional de CS na CISBRASIL, ao Pe. Edmilson e a toda equipe de delegados de CS do Brasil pela amável acolhida e pelo caminho de comunhão e qualidade comunicativa que estão fazendo e que é digno de ser imitado.

3. A cada um de vocês pela sua entrega generosa a delegação que o inspetor, de acordo com seu conselho, deu a vocês, pois sabem superar os desafios e problemas com inteligencia, criatividade, generosidade e perseverança, sempre movidos pelo princípio da Missão juvenil e da vocação salesiana e o profundo amor à congregação. Sou testemunha de que com poucos recursos de tempo, econômicos e materiais, conseguem não apenas fazer muitas coisas, assim como gerar processos de mudança de mentalidade e de coração nas pessoas.

4. Ao Pe. Jaime pela sua coordenação e acompanhamento do encontro, junto com os demais membros da equipe do Dicastério que se articulam e colaboram de diversas maneiras para fazer possível nossa presença entre vocês.

Para aplicar o SSCS é necessário compartilhar algumas tarefas comuns que desde o dicastério e , de modo particular, dentro da animação por "zonas" (áreas), que compartilharemos e implementaremos até o próximo encontro de agosto de 2012 (Brasil: Cledson; Cone-sul hispânico:
Ricardo; Meso-América: Jesús; Andina: Luz María) esta dinâmica das Regiões.

Tendo em vista a criação da necessária mudança de mentalidade em relação ao modo de criar sinergias entre os dicastérios para a missão juvenil:

1. Trabalhar sempre com sua equipe de CS e com o PICS, conseguindo fazer com que a CS esteja presente no POI.

2. Fazer o SSCS 2.0 ser conhecido pelo inspetor e seu conselho, aos diretores e aos formandos, e obviamente à própria equipe de CS e aos delegados locais.

3. Criar sinergia com os diversos ambitos da Missão Juvenil: Formação,PJ, Missões, Economia, buscando planejar junto com eles modos de processos para a mudança de mentalidade e aquelas atividades onde seja necessário compartilhar o itinerário da ação educativa e pastoral.

4. De modo particular, acordando com o delegado para a formação a implementação do PFCS , como está assinalado no SSCS para cada etapa … é nossa prioridade e nosso futuro vocacional, e essencial para nossa mudança de mentalidade não apenas em CS.

5. Colaborar dentro da CS da inspetoria com a preparação da celebração do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, processo de graça e conversão (e não apenas de festejos) para salesianos, leigos e destinatários.

6. Criar assessorias de imprensa com presença de profissionais numa perspectiva propositiva, preventiva e de comunicação oficial diante dos meios e da sociedade.

7. Iniciar um processo de sair do individualismo e das "visões curtas ", e caminhar em direção a um forte sentido de missão comum, de comunhão e de institucionalidade inspetorial, nacional e mundial.

Em relação com a colaboração ecossistêmica congregacional:

1. Manter uma estreita relação jornalistica e profissional com ANS, para fazer visível ao mundo salesiano o bem que se faz nas inspetorias.

2. Estabelecer uma relação de comunicação com sdb.org: preenchendo a ficha de dados de CS, oferecendo o próprio "banner" para dar visibilidade à inspetoria para que sejam conhecidos e contatados por "apenas um click" em qualquer parte do mundo.

3. Animar o diretor do próprio BS a estar em contato com o novo responsável mundial no dicastério: Bruno Ferrero, tendo em vista uma qualidade gráfica, de conteúdo, de distribuição e de conversão dos salesianos para sentir o BS como seus e como imagem da congregação nas obras salesianas locais e também fora delas.

4. Promover e distribuir fora da inspetoria a revista "Salesianos" como imagem de uma Congregação viva que constrói a Igreja e uma sociedade de Comunhão e solidariedade.

Em relação a espiritualidade e capacidade do comunicador:

1. Manter vivo o diálogo com Deus, que os chama e lhes oferece colaborar com Ele na congregação, em favor da salvação dos jovens.

2. Aprofundar a relação pessoal com Jesus e seu evangelho, aprendendo com ele a serem comunicadores do amor do Pai aos jovens.

3. Aprofundar-se no conhecimento, amor, devoção e referencia a São João Bosco.

4. Atualizar-se em comunicação nos diversos setores que a compõem, sempre como capacitação ao serviço da missão juvenil e da instituição.

Oferecer ao reitor-mor e o conselho geral, não apenas uma saudação e oração, por parte desta grande equipe da América, mas também o trabalho realizado e ao que vão realizar durante o transcorrer da ação em favor da missão juvenil e da Congregação Salesiana.

Ofereço-lhes, com minhas felicitações e gratidão, minha oração e recordo que na Eucaristia e no rosário pelas suas necessidades e intenções particulares. Unem-se a vocês em seus trabalhos os demais membros do Dicastério: Julian, Donato, Mário, Bruno e Hilário, salesianos, e Fabiana, Alejandro e Gian Francesco, leigos.

Em Dom Bosco,

P. Filiberto González Plasencia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀