EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro Continental de Comunicação Social

São Paulo/SP – Com grande ansiedade e muitas expectativas está sendo realizado em São Paulo no Instituto Teológico Pio XI o Encontro Continental de Comunicação Social de 24 a 27 de setembro de 2011.

No encontro participam cerca de 30 pessoas entre salesianos e leigos Delegados Inspetoriais para o âmbito da Comunicação Social. O Encontro conta com a presença do Pe. Filiberto Gonzalez (Conselheiro do Dicastério da CS) e Pe. Jaime Gonzalez (Secretário). Todo o continente americano participa deste encontro totalizando 22 inspetorias.

O encontro parte do estudo e a implementação do novo Sistema Salesiano de Comunicação Social (SSCS) publicado em 2011, tem por objetivo verificar o andamento de cada inspetoria relativo ao campo da comunicação social.

A metodologia de trabalho é norteada por seis núcleos de ação mediante estudos prévios com as equipes de Comunicação a nível Inspetoriais:

  1. Resultado do estudo do SSCS com a equipe inspetorial e proposta de das aplicações práticas a curto, médio e longo prazo;
  2. O papel do Delegado. Como são vistos nas inspetorias e qual é sua incidência no campo de ação.
  3. Sinergia com outros dicastérios: Pastoral Juvenil, Missões e Formação. Trabalhos em comum, dinâmicas inspetoriais.
  4. Políticas adotadas pela Inspetoria para tornar efetivo o campo da comunicação; presença no POI – PEPS. Políticas de ação para: Animação, Formação, Informação e Produção. Quais são os processos para alcançar a opção política: Planejamento, Desenvolvimento, Promoção, Suporte: Gestão e Serviços.
  5. Organização, papéis e funções: com que elementos cada Inspetoria conta, Delegado, equipe de comunicação, coordenação nacional, oficina de imprensa, o boletím salesiano, portal web, documentação e arquivos, boletim inspetorial, centros de formação.
  6. Para as conclusões cada Delegado apresenta os objetivos que se propõe alcançar em sua Inspetoria, os mesmos que se avaliarão no encontro do próximo ano, compromisso, ações, responsáveis e tempo de aplicação.

No primeiro dia do evento também deu as boas-vindas e participou junto a equipe continental o Pe. Natale Vitali, animador do Cone Sul. Onde reforçou a todos a sinergia entre Pastoral, Missão e Comunicação como um desafio para atingir os jovens frente ao novo mundo social das mídias e tecnologias digitais. Ao final da primeira noite Pe. Natale dirigiu a Boa-Noite apresentando o cenário de composição da presença Salesiana em todo o Cone Sul.

O decorrer do encontro é marcado pela partilha individual de cada núcleo acima citados com toda a assembleia presente. Partilhando deste modo, avanços, sonhos e desafios das equipes de Comunicação Inspetoriais.

A presença do Pe. Filiberto estimula a acompanhar os processos dinâmicos de cada Inspetoria no campo da Comunicação Social presente neste vasto continente americano. É interessante notar os processos de cada Inspetoria e os passos dados pelas mesmas assim como os desafios, dificuldades e estímulos às demais Inspetorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀