EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro continental de comunicação

De 4 a 7 de agosto ocorreu no estado de Jalisco em Amatitan, México o encontro dos Delegados de Comunicação Social do continente americano.

O evento contou com cerca de 18 delegados, outros 5 delegados não puderam se fazer presente por motivos vários. O encontro foi coordenado por Pe. Filiberto González (Conselheiro Geral para a CS) e Pe. Jaime González (Secretário). O grupo foi acolhido na cidade de Guadalajara na casa inspetorial onde seguiu-se o traslado dos participantes até a casa de exercícios espirituais chamada Betsaida no município de Amatitan a cerca de 21 km de Guadalajara.

O encontro estava agendado desde o último encontro continental realizado na cidade de São Paulo em agosto de 2011.

O objetivo geral consistia em assegurar o processo de socialização, apropriação e aplicação do Sistema Salesiano de Comunicação Social (SSCS) nas Inspetorias da América através de 4 chaves fundamentais: 1. A formação do Delegado Inspetorial para a CS; 2. O crescimento de coordenação e sinergia dos setores inspetoriais para a Missão; 3. A animação inspetorial da formação permanente e inicial da CS; 4. A coordenação das presenças e obras de CS.

A reunião partiu da avaliação dos êxitos, dificuldades e passos a dar a partir da avaliação do último encontro continental. Momentos de escuta, partilha e formação marcaram os dias de encontro.

Destacaram-se 2 temas de estudo: 1. Processos de capacitação de religiosos-educadores ao uso e consumo das TICS proferido pela mestra Alejandra García e o outro tema, Pastoral e educação nas redes sociais (oportunidades, riscos e propostas) proferido por Pe. Antonio Gutiérrez Montaño.

Pe. Filiberto conduziu duas reflexões importantes sobre o papel e a espiritualidade do delegado tendo como tema: 1. O Delegado de CS – animação, equipe e projetos (êxitos, dificuldades e passos a dar); 2. Busca comum de elementos de Espiritualidade do Salesiano Coadjutor.

Pe. Jaime desenvolveu temas de caráter prático e atualizador dos dados inspetoriais a respeito da relação Delegado e Dicastério de CS como: 1. Experiências da Web como “oratório” salesiano: familiaridade, amizade, educação e evangelização; 2. Coordenação de editora-producões de CS, rede e colaboração (ANS, SDB.ORG, BS, Editoriais, Rádios).

O evento favoreceu a convivência e a partilha dos passos de cada inspetoria no continente americano nos seus avanços, implementação do SSCS e dificuldades de modo a servir de termômetro mediador dos trabalhos no âmbito da comunicação social nos mais distintos lugares, apontando caminhos a tomar, orientações a serem implementadas e projetos de trabalho em maior sintonia a nível mundial, nacional e local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀