Por Comissão Inspetorial de Comunicação – CIC
Aconteceu de 9 a 11 de setembro, o Encontro Continental de Delegados Inspetoriais de Comunicação. Mais de 40 pessoas entre delegados, leigos e colaboradores que contribuem na comunicação salesiana participaram do evento que estava previamente agendado para acontecer em São Paulo e devido à pandemia ocorreu no formato online. Representou a Inspetoria São Domingos Sávio-Manaus, o Sr. José Luis Almeida (Zeca).
A abertura do Encontro contou com a presença do padre Gabriel Romero, Regional América Cone Sul e do padre Hugo Orozco, Regional Interamérica. Padre Gildásio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação na acolhida, motivou a todos para participarem ativamente do encontro a partir das apresentações, debates, trabalho em grupo e intercâmbio de experiências.
No primeiro dia os participantes apresentaram uma “boa prática” de cada inspetoria, destacando várias iniciativas, como: lives; projetos solidários; oficinas e prevenção em tempos de pandemia. Em seguida foi apresentado os tópicos do documento de trabalho da Comunicação Social que será atualizado para o próximo sexênio (2021-2026).
No segundo dia os participantes trabalharam em grupo com sugestões para o documento de trabalho e partilharam o Plano de Comunicação Salesiana (PICS) de cada Inspetoria, momento de grande fraternidade já que os grupos foram divididos em diversas línguas. Pela tarde aconteceu a apresentação cultural das Inspetorias, rico de cultura e tradição dos países, destacando a interação online dos participantes.
No último dia de encontro, os trabalhos em grupo foram voltados para o texto programático com propostas para a congregação após o CG 28, divulgado recentemente pelo Reitor Mor. Em plenária os grupos apresentaram as contribuições da comunicação que serão apresentadas ao conselho geral.
No encerramento, todos os participantes tiveram a oportunidade de agradecer e partilhar a experiência vivida no encontro. Padre Gildásio apresentou uma carta agradecendo aos envolvidos em todo o processo tanto na organização como na participação do encontro, destacando sempre o clima fraterno e salesiano.