EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ENCONTRO CONTINENTAL DE COMUNICAÇÃO É REALIZADO EM SÃO PAULO

Por Ana Cosenza / Boletim Salesiano –

Nos dias 15 a 18 de setembro, representantes das inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco das regiões Cone Sul e Interamérica reuniram-se em São Paulo, SP, para o Encontro Continental dos Delegados de Comunicação.

 

Com uma programação intensa de palestras, debates e compartilhamento de experiências, foi realizado nos dias 15 a 18 de setembro, em São Paulo, SP, o Encontro Continental dos Delegados de Comunicação. Trinta delegados e coordenadores de Comunicação Social, entre leigos e religiosos, representaram no evento as inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) dos dois regionais do continente: América Cone Sul e Interamérica (apenas as inspetorias do Paraguai e da Venezuela não puderam participar). Além da participação do conselheiro geral para a Comunicação Social, padre Filiberto Gonzáles Plasencia, o encontro teve a visita do padre Natale Vitali, conselheiro Regional para o Cone Sul, que está em visita canônica na Inspetoria Salesiana de São Paulo.

Os encontros continentais de comunicação são realizados a cada dois anos, sempre em uma inspetoria diferente. “São momentos importantes para a formação dos responsáveis de comunicação e para a troca de experiências entre as inspetorias. São realidades diferentes, mas com muitos pontos em comum. Os encontros enriquecem o relacionamento entre as inspetorias e os regionais e isso favorece a expansão do carisma”, considera Anderson Luís Bueno, delegado de Comunicação da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora (SP), que organizou o evento este ano.

Nesta edição de 2016, o encontro abordou três temas principais: comunicação institucional, gestão de crise e educomunicação. A reflexão e o aprofundamento dos temas, realizados nas manhãs do evento, contaram com a assessoria de especialistas. Na parte da tarde, os participantes se dedicaram à avaliação dos compromissos feitos nos anos anteriores e à partilha de experiências. Mesmo com a diversidade de línguas (português, espanhol e inglês), sobressaíram a colaboração e a alegria típicas dos ambientes salesianos.

 

Temas de discussão

“A América tem um patrimônio maravilhoso chamado alegria. É um elemento tão importante na comunicação que o Papa Francisco escolheu a alegria como tema em sua exortação apostólica Evangelii Gaudium”, frisou o padre Gildásio Mendes, inspetor referente no Brasil para a área da Comunicação Social, ao abrir o encontro continental, na manhã de 15 de setembro. Em sua fala, padre Gildásio ressaltou outros três pontos fundamentais da comunicação salesiana: a presença de Nossa Senhora Auxiliadora, a importância da liderança de uma equipe de comunicação e a solidariedade como trabalho para os sofredores, os mais pobres. Ele também destacou o trabalho conjunto realizado por religiosos e leigos na comunicação salesiana das Américas.

“Comunicação institucional na Igreja e nas congregações religiosas: realidade, desafios e planejamento” foi o primeiro tema de reflexão, ainda no dia 15 de setembro. O professor Paulo Victor Dias, sócio proprietário e cofundador da U4WEB / You4, foi o assessor do tema. Consultor na área de Comunicação em empresas nacionais e internacionais de grande porte, e com uma experiência de mais de dez anos na Rede Canção Nova, Paulo destacou aspectos essenciais para a organização de uma comunicação institucional eficiente e relacionada ao carisma salesiano. “Mesmo que não seja comercial, a instituição católica é uma empresa. A empresa é uma ‘pessoa jurídica’ e, como toda pessoa, precisa ter uma identidade muito bem definida”, considerou.

No dia 16, o professor João José Forni ministrou a palestra sobre “A comunicação de crises: experiências, desafios, sugestões”. Forni é autor do livro Gestão de Crises e Comunicação – O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber sobre Crises Corporativas e ministra palestras e cursos sobre o tema. Ele trouxe aos participantes do encontro um pouco de sua experiência, apresentando cases reais para refletir conjuntamente como o setor de comunicação pode auxiliar a instituição a enfrentar situações de crise.

O terceiro tema de estudo foi “Educomunicação: aprendendo a dialogar com os jovens”. Na manhã do sábado, 17 de setembro, os trabalhos foram assessorados pela irmã Márcia Kofferman, FMA, especialista em educomunicação e diretora-executiva da Rede Salesiana Brasil de Comunicação. O dia 18, último dia do encontro, foi dedicado a uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida, com eucaristia celebrada pela manhã, e às instalações da Rede Canção Nova, em Cachoeira Paulista.

 

Desafios para a comunicação salesiana

“Temos de nos apresentar à sociedade como instituição educativa e pastoral que atua em âmbitos nacional e internacional, e isso deve ser feito com o nível profissional de uma grande instituição. Isso é um salto de qualidade em relação à época em que, como religiosos, pensávamos que não era necessário sermos pessoas qualificadas para dialogar na sociedade”, considera o conselheiro geral para a Comunicação Social, padre Filiberto Gonzáles Plasencia. Por isso, o Encontro tratou de dois temas que representam desafios para a comunicação salesiana mundial, e de um (educomunicação) que é uma preocupação específica na América.

Para o padre Filiberto, em relação à comunicação institucional e à gestão de crise, é preciso aprender a trabalhar em colaboração e com responsabilidade. “A verdade, a transparência e a responsabilidade necessitam estar em todas as obras locais, nas inspetorias e nos regionais; em todos os âmbitos. Precisamos ser os primeiros em liberdade e transparência perante a sociedade”, afirmou.

Quanto à educomunicação, tema que é um dos centros de reflexão apontados pela Escola Salesiana América (ESA), padre Filiberto considera que é uma grande oportunidade de diálogo com as novas gerações. “Com a educomunicação nos colocamos junto com os adolescentes e as crianças, compartilhando de suas novas linguagens. É uma oportunidade de aprendizagem mútua, para os jovens e para os comunicadores salesianos”, finaliza.

Foto: Pe Tarcisio Odelli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀