EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro Bíblico-Catequético Nacional

Em comemoração aos 40 anos da Constituição Dogmática Dei Verbum, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética promove Encontro Nacional, de 6 a 9 de outubro, em Belo Horizonte (MG). O tema do evento é “Ouvir e proclamar a Palavra” e o lema “Seguir Jesus no Caminho”. Os objetivos são: receber a natureza e os princípios da Revelação de Deus na Sagrada Escritura e na Tradição, como orientação da prática eclesial; possibilitar uma melhor compreensão da Sagrada Escritura a fim de que se possa fazer uma leitura adulta e ecumênica do texto bíblico; incentivar a formação bíblica, de modo sistemático, dos agentes de pastoral e catequistas para que possam apresentar a Palavra de Deus como alimento, de modo significativo, para os anseios dos adultos de hoje; buscar meios que valorizem a Bíblia como princípio de toda a pastoral a fim de fortalecer equipes de Animação Bíblica nos diversos níveis de atuação com um planejamento específico.

Serão abordadas as seguintes temáticas, pelos respectivos assessores: 1. Etapas da caminhada bíblica: da Providentissimus Deus (1893) à Dei Verbum (1965), por Dom Walmor Oliveira de Azevedo; 2. A centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja, por Dom Juventino Kestering, Sebastião Gameleira (Anglicano) e Lílian Mariano (Batista); 3. O processo de recepção e vivência da Dei Verbum nos Regionais; 4. Ouvir e proclamar a Palavra – As grandes instituições da Dei Verbum, pelo professor Valmor da Silva; 5. Dei Verbum e Catequese, por Therezinha Mota Lima Cruz; 6. Seguir Jesus no Caminho – abordagem sobre o Evangelho de Marcos a partir do discipulado, por professor Francisco Orofino; 7. Princípios e Metodologia de Animação Bíblico-Catequética, por padre Agenor Brighenti. Participarão do Encontro Bíblico-Catequético Nacional os bispos responsáveis pela Animação Bíblico-Catequética nos Regionais; Instituições Bíblicas, membros do Grupo de Reflexão Catequética Nacional; coordenação regional da Animação Bíblico-Catequética; catequetas e professores da catequética nos seminários, institutos e faculdades de Teologia; escolas catequéticas regionais; equipe executiva da catequese junto à pessoa com deficiência; Comissão Nacional dos Diáconos; assessores/as da CNBB e outras igrejas.

Informações: catequese@cnbb.org.br ou bíblia@cnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 313-8300.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀