EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Encontro anual de tirocinantes

São Gabriel da Cachoeira/AM – A comunidade Salesiana de São Gabriel da Cachoeira recebeu na semana passada, doze jovens salesianos provenientes das áreas do Pará (Steyve Dayve, Deliomar Anchieta), Manaus (Marcelo Oliveira, Adail Brito, Giordano Cássio) e Rio Negro (Raimundo Marcelo, Ermelindo Vasquez, Rogério Marinho, Franciclei Borges, Leomar Ferreira, José Ivanildo, José Czupinski – voluntário EUA) para o encontro anual de tirocinantes, que se realizou entre os dias 09 a 11 do referido mês.

No sábado pela manhã, a animada turma partiu rumo ao sítio Dom Bosco, que nos dias anteriores já havia sido cuidadosamente preparado pelo incansável Ir. Tomás. O espaço de silêncio e natureza abundante favoreceram o clima de atenção e recolhimento necessários para a oração e reflexão, bem como descontraídos momentos de lazer, banho e conversas amistosas, culminados nesse dia com uma dinâmica noite cultural, onde cada irmão pode partilhar seus dons com os demais.

Foram escolhidos como textos bases para as reflexões nesses três dias, documentos fundamentais na vivência carismática salesiana e eclesial, a saber: as Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015), o documento das Conclusões da Visita de Conjunto da Região América – Cone Sul (2011) e por fim, o Catecismo da Igreja Católica. Coordenou a exposição dos textos e os trabalhos em grupos o delegado para a formação, padre Francisco Alves, que com maestria nos ajudou a aprofundar nossos conhecimentos e alargar os horizontes de nosso trabalho pastoral.

Descando particularmente o intenso e rico Domingo, dia do senhor, iniciado com um momento de espiritualidade animada pelo bispo diocesano D. Edson Damian. Partindo do hino cristológico de São Paulo presente na carta aos Felipenses (2, 5-11), nos ajudou a refletir sobre a nossa vocação como um chamado à imitação dos sentimentos de Cristo. Convocados por Deus nos tornamos convocadores pelo nosso testemunho da vida Cristã. “Nossa vida não é um capital a ser preservado, nossa vida é um dom de Deus para ser partilhado”.

Nesta mesma manhã fez-se presente entre nós o inspetor salesiano, padre Benjamim Morando, que acompanhou-nos em todos os momentos a partir de então, ouvindo e conversando individualmente com cada irmão. Repassou informações a respeito da inspetoria e nos convocou a sermos presença significativa em nas comunidades, revitalizando com criatividade e sentido do novo as problemáticas atuais das juventudes.

A parte da tarde foi reservada para a narração das experiências e expectativas de cada tirocinante sobre seu trabalho de animação pastoral em nossas obras. Seguido de um animado encontro com as irmãs Salesianas de São Gabriel na casa Maria Auxiliadora. Na partilha dos cantos e dos alimentos reafirmamos nosso compromisso em viver como Família Salesiana nestas terras.

O dia não poderia terminar de outro modo senão em torno da Eucaristia, presidida na catedral por D. Edson e Co-celebrada pelos padres salesianos. Os jovens tirocinantes se esmeraram na preparação de todos os passos da liturgia, mostrando seu rosto jovem e feliz pela vida consagrada.

Na segunda feira, após a conclusão dos estudos, aproveitamos ainda para conhecer e banhar-nos na “cachoeira dos padres”, e visitar as demais obras das irmãs salesianas da cidade, com especial destaque ao centro Ukasuri Kunhatãi que atende meninas em situação de vunerabilidade social, ao mesmo tempo que realiza um bonito trabalho de valorização e resgate cultural.

Terminados estes dias que passaram ligeiros, retornamos para nossas comunidades cheios de entusiasmo pela missão salesiana e sempre mais desejosos de servir o Senhor em santa alegria. Agradecemos aos irmãos da comunidade de São Gabriel pela acolhida atenciosa e aos demais membros da Família Salesiana pelo carinho manifestado. A todos nossa estima e certeza da oração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀