Encíclica Social do papa Bento XVI deve sair antes do final do ano”, anuncia cardeal Renato Raffaele Martino
Em entrevista coletiva, na Sala de Imprensa do Vaticano, cardeal anuncia que encíclica social do papa deve sair até o final do ano
Em resposta a um jornalista que perguntou se há possibilidade da publicação de uma encíclica pelo papa Bento XVI, o presidente do Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes, cardeal Renato Raffaele Martino respondeu: “Mais do que uma possibilidade, isso é uma realidade, um projeto já concretizado e esperamos que o papa possa publicá-la antes do fim deste ano”.
O anúncio aconteceu ontem na Sala de Imprensa do Vaticano, na apresentação da mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, 2009. Durante a coletiva, o cardeal deu parecer favorável à construção de mesquitas na Europa. “Os imigrantes que chegam aos nossos países, disse ele, contribuem para a manutenção do nosso nível econômico, e têm necessidade de lugares para rezar, e a isso ocorre prover de maneira decente”.
Ao falar da contribuição dos imigrantes para a economia da Europa, o cardeal afirmou. “A Europa está vivendo uma fase de crescimento zero; se os países europeus desejam manter o seu desenvolvimento eles têm necessidade de braços, mas atrás dos braços existe uma pessoa, uma família, um todo”, sublinhou.
Já o secretário do Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes, dom Agostino Marchetto, acrescentou que é tarefa da Igreja Católica ajudar os imigrantes. “Temos também que respeitar a sua fé, e dar a eles a possibilidade de manifestar a sua dimensão transcendente”.
O presidente dos Intelectuais Muçulmanos da Itália, Ahmad Giampiero Vincenzo, destacou que “neste momento em que se verifica o aumento do racismo na Itália e na Europa, a Igreja demonstra ter as posições mais avançadas e deveria ser ouvida por todos”.