EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Em breve novo livro do Pe. Mendonça

“A vida é uma corda bamba”.

Quem fez poesia com a frase acima foi o padre Zezinho, ele assim cantava: “A vida é uma corda bamba ligando a terra com o céu, quem nela não se equilibra cai do picadeiro errando seu papel…”. É neste tipo de pensamento que me inspiro para apresentar com dois meses de antecedência um livro que escrevi sobre Dom Bosco, intitula-se: A CORDA BAMBA E A CERTEZA: O Santo Dom Bosco. Será publicado na ultima semana de julho aqui em São Paulo pela Editora Palavra e Prece.

Não escrevi uma biografia sobre Dom Bosco, apesar de que o livro tem traços biográficos importantes sobre o santo trata-se de um texto mais dialogal. Procurei abrir um portal de encontro entre o leitor e Dom Bosco. A vida do santo dos jovens e nossas vidas. A idéia central começa com o rapaz de 12 anos longe da casa materna. Ele vive na casa de uma família, os Moglia. Teve que sair de casa porque não era mais possível continuar no campo sem estudo e com poucas condições de sobrevivência. Naqueles meses com os Moglia o adolescente Bosco amarrava uma corda entre duas árvores e fazia malabarismos para divertir a todo o pessoal da casa, mas também dedicava tempo para falar de Deus para todos. O truque funcionava bem. De palhaço ele passava a pregador e catequista.

Foi um período muito rico e cheio de experiências, sobretudo do ambiente familiar. Mas Bosco precisava orientar seus sonhos e para isto precisava estudar. Esta imagem forte de um adolescente que persegue o imaginário de um sonho é muito interessante. Em nossos dias parece que perdemos a capacidade de organizar nossas vidas tendo na mira um sonho. Ou somos muito materialistas e queremos que as coisas aconteçam como num passo de mágica ou simplesmente entregamos tudo a Deus, que ele faça tudo por nós, é uma visão espiritualista de quem não luta por nada.

A vida, no entanto, é uma corda bamba. Em Dom Bosco esta corda bamba foi permanente. Eu arrisco a dizer que a vida do santo foi desde os inícios um caminhar sobre esta corda da vida. O incrível é que Bosco não caiu! Olha que não foi fácil o percurso. Em certos momentos ventos muito fortes bateram contra ele e sacudiram a corda. Por exemplo, quando morreu seu melhor amigo o padre Calosso. Tudo parecia tão certo e fácil. Com Calosso ele começou a estudar, a aprender latim e a sentir mais de perto seu ideal se realizar, mas de repente seu amigo morre deixando-o novamente sozinho e sem esperanças. Outro fato aconteceu mais tarde, quando Bosco já padre, teve que decidir entre um bom emprego com salário garantido e os meninos que saiam das prisões de Turím . Ele escolheu os meninos e ficou sem nenhuma segurança material. A corda sacudiu e muito, mas Bosco tinha um sonho e não olhou para baixo, mas para o horizonte. Continuou caminhando com passos firmes e seguros até à meta.

O livro tem este espírito de ousadia e sonho. É para ler colocando-se ao lado de São João Bosco, quase que vendo-o caminhar na corda bamba e ter a coragem de caminhar com ele. Eu acredito que Dom Bosco viveu uma espiritualidade inquieta na busca permanente da vontade de Deus. Não deu a si mesmo o luxo de esperar que as coisas acontecessem ou que o destino resolvesse tudo. Ele foi ousado, criativo, teimoso, apaixonado por Deus; sua vida foi como a de um girassol que acompanha o movimento do sol para sobreviver.

Espero que o livro agrade e ajude a conhecer um pouco mais alguns detalhes sobre o santo dos jovens e ao mesmo tempo ajude ao leitor a se conhecer melhor para não cair da corda bamba da vida. Somente assim é possível ligar de fato a terra e o céu!

NB: As pessoas e as comunidades que quiserem o livro podem pedir diretamente para mim que facilitarei o envio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀