EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Eleito Novo Conselho Provincial de Manaus dos Salesianos Cooperadores

Por Márcia Lima

Os Salesianos Cooperadores conselheiros e representantes de conselhos locais de vários centros nos estados do Pará, Amazonas e Rondônia, elegeram neste fim de semana (08 a 10/02) em Manaus, os novos conselheiros provinciais para a direção da Província de Manaus no próximo triênio. O mandato, com duração de três anos, começa agora para Luciana Reis Cruz do Centro Dom Bosco de Manaus, que assume a coordenação provincial; Raimunda Ripardo Maciel, do Centro Local Mamãe Margarida também de Manaus, que responderá pela secretaria; Tânia Maria Jacó Lima de Araújo do Centro Belém EST, encarregada da formação e Merevalda Campos Cruz do Centro Local Dom Bosco de Porto Velho, administradora da provincial.

Durante três dias, os conselheiros discutiram sobre a organização da Associação como Província, estudaram os documentos que devem servir de base para as ações da vocação leiga e terceiro ramo da Família Espiritual fundada por Dom Bosco, a Família Salesiana. Entre esses documentos a Carta de Manaus, escrita como resultado da XII Encontro Nacional dos Salesianos Cooperadores; o documento para Animação da Solidariedade Econômica, resultado do encontro Mundial realizado no passado.

A coordenadora provincial que deixa o mandato agora, Darlene Reis, esteve a serviço por seis anos da província agradece o trabalho que conseguiu realizar. “Estive nesse serviço de Coordenadora Provincial por dois triênios e tudo que vivi foi resultado da Graça de Deus que agiu em mim e me fez descobrir o quanto somos capazes quando colocamos nossa confiança na Providência Divina e nos deixamos guiar por nossa Mãe e Mestra Auxiliadora. A missão continua e inspirada por nosso fundador e sonhador, São João Bosco, quero continuar a serviço onde Deus me enviar”, se dispõe.

Para quem vai começar o mandato, os próximos anos representam um desafio posto nas mãos dos santos e patronos da família salesiana diz a atual coordenadora provincial, Luciana Cruz. “No nosso serviço como Salesianos Cooperadores, daremos continuidade ao brilhante serviço realizado pelo Conselho cessante, a intenção é fazer um trabalho unindo  esforços de cada área no âmbito formativo tanto para os membros da Associação como para novos membros”,  afirma. Luciana diz ainda que o novo conselho quer ter como foco a animação dos Centros locais, “especialmente aqueles mais distantes das capitais, acompanhando a pedido dos Delegados as casas de formação religiosa e grupos específicos da Família Salesiana”.

Outro ponto que deverá ter atenção especial do novo conselho é o fortalecimento da Economia Solidária e o resgate da história como Salesianos Cooperadores da Região Norte BMA, “tudo isso em curto, médio e longo prazo. Pedimos o auxílio de Nossa Senhora, as bençãos de Deus e as luzes do Espírito Santo, para que tudo seja da Vontade Dele”, esclarece.

O mandato deve seguir até 2021, com a composição ainda dos Padre Gennaro Tesauro, SDB e Ir. Sebastiana Oneide de Melo, Filha de Maria Auxiliadora, indicados pelos seus respectivos inspetor e inspetora, para acompanhar os Salesianos Cooperadores no serviço pastoral como Delegado e Delegada Provincial, no serviço de orientação espiritual, desta forma, mantendo a unidade entre os três ramos da Família Salesiana que atuam sob o mesmo carisma de seu fundador são João Bosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀