EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Eleito Novo Conselho Provincial de Manaus dos Salesianos Cooperadores

Por Márcia Lima

Os Salesianos Cooperadores conselheiros e representantes de conselhos locais de vários centros nos estados do Pará, Amazonas e Rondônia, elegeram neste fim de semana (08 a 10/02) em Manaus, os novos conselheiros provinciais para a direção da Província de Manaus no próximo triênio. O mandato, com duração de três anos, começa agora para Luciana Reis Cruz do Centro Dom Bosco de Manaus, que assume a coordenação provincial; Raimunda Ripardo Maciel, do Centro Local Mamãe Margarida também de Manaus, que responderá pela secretaria; Tânia Maria Jacó Lima de Araújo do Centro Belém EST, encarregada da formação e Merevalda Campos Cruz do Centro Local Dom Bosco de Porto Velho, administradora da provincial.

Durante três dias, os conselheiros discutiram sobre a organização da Associação como Província, estudaram os documentos que devem servir de base para as ações da vocação leiga e terceiro ramo da Família Espiritual fundada por Dom Bosco, a Família Salesiana. Entre esses documentos a Carta de Manaus, escrita como resultado da XII Encontro Nacional dos Salesianos Cooperadores; o documento para Animação da Solidariedade Econômica, resultado do encontro Mundial realizado no passado.

A coordenadora provincial que deixa o mandato agora, Darlene Reis, esteve a serviço por seis anos da província agradece o trabalho que conseguiu realizar. “Estive nesse serviço de Coordenadora Provincial por dois triênios e tudo que vivi foi resultado da Graça de Deus que agiu em mim e me fez descobrir o quanto somos capazes quando colocamos nossa confiança na Providência Divina e nos deixamos guiar por nossa Mãe e Mestra Auxiliadora. A missão continua e inspirada por nosso fundador e sonhador, São João Bosco, quero continuar a serviço onde Deus me enviar”, se dispõe.

Para quem vai começar o mandato, os próximos anos representam um desafio posto nas mãos dos santos e patronos da família salesiana diz a atual coordenadora provincial, Luciana Cruz. “No nosso serviço como Salesianos Cooperadores, daremos continuidade ao brilhante serviço realizado pelo Conselho cessante, a intenção é fazer um trabalho unindo  esforços de cada área no âmbito formativo tanto para os membros da Associação como para novos membros”,  afirma. Luciana diz ainda que o novo conselho quer ter como foco a animação dos Centros locais, “especialmente aqueles mais distantes das capitais, acompanhando a pedido dos Delegados as casas de formação religiosa e grupos específicos da Família Salesiana”.

Outro ponto que deverá ter atenção especial do novo conselho é o fortalecimento da Economia Solidária e o resgate da história como Salesianos Cooperadores da Região Norte BMA, “tudo isso em curto, médio e longo prazo. Pedimos o auxílio de Nossa Senhora, as bençãos de Deus e as luzes do Espírito Santo, para que tudo seja da Vontade Dele”, esclarece.

O mandato deve seguir até 2021, com a composição ainda dos Padre Gennaro Tesauro, SDB e Ir. Sebastiana Oneide de Melo, Filha de Maria Auxiliadora, indicados pelos seus respectivos inspetor e inspetora, para acompanhar os Salesianos Cooperadores no serviço pastoral como Delegado e Delegada Provincial, no serviço de orientação espiritual, desta forma, mantendo a unidade entre os três ramos da Família Salesiana que atuam sob o mesmo carisma de seu fundador são João Bosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀