EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Educadores Participam de capacitação para prevenção contra o uso do álcool e drogas

São Gabriel da Cachoeira/AM – Membros do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONEN-AM), realizaram nos dias 29 de março a 01 de abril um curso de capacitação para o trabalho de prevenção ao uso de álcool e outras drogas no município de São Gabriel da Cachoeira. Participaram do evento mais de 70 pessoas representantes de instituições públicas, ligadas a rede de assistência social do município, instituições religiosas que trabalham na prevenção, bem como no acompanhamento de pessoas dependentes.

O uso de bebidas e outros produtos alucinógenos atravessam toda a história da humanidade. Este consumo aparece por vezes como parte de um rito comunitário, como busca pelo contato com o divino, celebração da vida, da alegria…, ora como fonte de descontrole, prejudicando o bom entendimento entre as pessoas, causando incômodos sérios na vida pessoal e familiar do envolvido. Na Bíblia localizamos vários fatos com estas características. É-nos bem conhecida a cena de Jesus nas bodas de Canaá da Galiléia e os conselhos do Apóstolo Paulo para a prudência ou a total renúncia a bebidas. No fundo, a busca pela justa medida, o bom senso, prevenção aos exageros, são os temas permanentes em cada uma dessas passagens.

Os altos índices de pessoas que perderam a autonomia da vontade no relacionamento com o álcool e outras drogas em nossa região, revela uma fragilidade interna da pessoa, pois a droga nos parece se instalar com maior facilidade onde há um vazio existencial, cultural, religioso… A busca pelo “poder” que a droga oferece cobra seu preço. Parafraseando a estória de Fausto, do poeta Vagner, dizia a presidente do Conselho Estadual, senhora Darci: Eu te dou o poder, em contra partida quero tua alma.

Outra constatação que fazemos é que estes altos índices de consumo revelam uma alta oferta de drogas em nossa região. A fragilidade do Amazonas frente aos países com quem fazemos fronteiras e que estão entre os maiores produtores de drogas do mundo, como o Peru e a Colômbia, são um desafio permanente as comunidades, para que não cedam aos assédios de traficantes e aos governantes com os instrumentos legais de fiscalização e repressão ao tráfico.

Frente a esta realidade, priorizar a prevenção do uso indevido de drogas é hoje a intervenção mais eficaz e de menor custo para a sociedade. Do mesmo modo continua o desafio de garantir tratamento adequado a toda pessoa com problemas decorrentes do uso abusivo de drogas.

Por aqui continuamos nosso empenho no trabalho preventivo, especialmente dos jovens, vítimas fáceis desta cruel chaga, ao mesmo tempo em que nos alegramos com o início dos trabalhos da Fazenda da Esperança na cidade de São Gabriel que atenderá e certamente será um luminoso sinal de que Deus pode tudo na vida homem quando este lhe abre as portas do coração e o deixa habitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀