EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Dom Bosco o santo dos jovens

Ananindeua/PA – Em três dias de Retiro 14, 15 e 16 de setembro, aproximadamente 150 jovens das obras Salesianas, tanto das FMA como SDB do estado do Pará, estiverem juntos na casa de retiro das ir. Preciosinas em Ananindeua. É a juventude da AJS que em seu tradicional retiro anual se reúne para conviver, partilhar e refletir, tendo como elementos essenciais a alegria salesiana e a oração.

Conhecer Dom Bosco, para assim Amar e Imitar o santo dos jovens foi o principal objetivo do retiro desse ano. Os jovens nas diversas atividades foram levados a fazer seu projeto de vida tendo como subsídio de ajuda o livro do Pe. Mendonça – A corda bamba e a certeza – o santo Dom Bosco; que ao longo deste ano foi a referência de trabalho nos diversos grupos juvenis da AJS. Sendo assim, as principais fontes de reflexões do retiro foram: Projeto de Jesus e Meu projeto de vida – Ir. Jaqueline. A corda bamba e a certeza o Santo Dom Bosco – Ir Leonéia, Espiritualidade da JMJ – P. Ronaipe, além das orações, celebrações, noite cultural, animação e santa Missa.
Mais do que um final de semana, o retiro da AJS vem sendo cada vem mais um forte canal de aproximação dos jovens, tanto com a espiritualidade juvenil salesiana bem com a pessoa de Jesus Cristo, reflexo notado durante todo o retiro, seja nas confissões, nas celebrações, seja na alegria notada em cada rosto jovem. 

Momentos como esses se nos reforça aquilo que Dom Bosco nos pediu: “Não basta que os jovens saibam que são amados, mais que os mesmo sintam que são amados”. Portanto, a partilha, a doação, a conversa amiga, o olhar de confiança ajudam-nos a chegar mais perto dos corações de tanto jovens que mesmo fazendo sua caminha na AJS, ainda tem sede de Deus.

Ao termino das atividades nota-se que quando o trabalho é feito em parceria (FMA-SDB), o projeto de Dom Bosco ganha mais força. Por isso, essa parceria vem cada ano tornando-se fundamental para que o trabalho da articulação em nosso estado tenha muito mais resultados na vida da juventude, certos que o trabalho é longo, e às vezes cansativo, contudo a paixão que nos move nos impulsiona a servi com o coração cheio de amor e doação. Logo, o retiro anual envolvendo salesianos, salesianas e a juventude é a certeza que nossa opção pelos jovens se renova a cada trabalho, a cada missão, a cada gesto de agradecimento vindos daqueles meninos e meninas que aceitaram um convite e deixaram-se cativar pelo carisma de Dom Bosco. 

Portanto, a AJS no Pará culminam seus trabalhos na certeza de que através da leitura reflexiva do livro A corda Bamba e a certeza – o santo Dom Bosco e do trabalho de elaboração de um projeto de vida; vem inflamar no coração da juventude que “A nossa vida é um presente de Deus, o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

TORNEIO DE AMIZADES

Desde a origem na obra salesiana Dom Bosco, falou e promoveu sobre a importância de cultivar as boas amizades. E afirmou a sua famosa frase:

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀