EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Dom Bosco o santo dos jovens

Ananindeua/PA – Em três dias de Retiro 14, 15 e 16 de setembro, aproximadamente 150 jovens das obras Salesianas, tanto das FMA como SDB do estado do Pará, estiverem juntos na casa de retiro das ir. Preciosinas em Ananindeua. É a juventude da AJS que em seu tradicional retiro anual se reúne para conviver, partilhar e refletir, tendo como elementos essenciais a alegria salesiana e a oração.

Conhecer Dom Bosco, para assim Amar e Imitar o santo dos jovens foi o principal objetivo do retiro desse ano. Os jovens nas diversas atividades foram levados a fazer seu projeto de vida tendo como subsídio de ajuda o livro do Pe. Mendonça – A corda bamba e a certeza – o santo Dom Bosco; que ao longo deste ano foi a referência de trabalho nos diversos grupos juvenis da AJS. Sendo assim, as principais fontes de reflexões do retiro foram: Projeto de Jesus e Meu projeto de vida – Ir. Jaqueline. A corda bamba e a certeza o Santo Dom Bosco – Ir Leonéia, Espiritualidade da JMJ – P. Ronaipe, além das orações, celebrações, noite cultural, animação e santa Missa.
Mais do que um final de semana, o retiro da AJS vem sendo cada vem mais um forte canal de aproximação dos jovens, tanto com a espiritualidade juvenil salesiana bem com a pessoa de Jesus Cristo, reflexo notado durante todo o retiro, seja nas confissões, nas celebrações, seja na alegria notada em cada rosto jovem. 

Momentos como esses se nos reforça aquilo que Dom Bosco nos pediu: “Não basta que os jovens saibam que são amados, mais que os mesmo sintam que são amados”. Portanto, a partilha, a doação, a conversa amiga, o olhar de confiança ajudam-nos a chegar mais perto dos corações de tanto jovens que mesmo fazendo sua caminha na AJS, ainda tem sede de Deus.

Ao termino das atividades nota-se que quando o trabalho é feito em parceria (FMA-SDB), o projeto de Dom Bosco ganha mais força. Por isso, essa parceria vem cada ano tornando-se fundamental para que o trabalho da articulação em nosso estado tenha muito mais resultados na vida da juventude, certos que o trabalho é longo, e às vezes cansativo, contudo a paixão que nos move nos impulsiona a servi com o coração cheio de amor e doação. Logo, o retiro anual envolvendo salesianos, salesianas e a juventude é a certeza que nossa opção pelos jovens se renova a cada trabalho, a cada missão, a cada gesto de agradecimento vindos daqueles meninos e meninas que aceitaram um convite e deixaram-se cativar pelo carisma de Dom Bosco. 

Portanto, a AJS no Pará culminam seus trabalhos na certeza de que através da leitura reflexiva do livro A corda Bamba e a certeza – o santo Dom Bosco e do trabalho de elaboração de um projeto de vida; vem inflamar no coração da juventude que “A nossa vida é um presente de Deus, o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀