EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Discurso de abertura da Assembléia Paroquial de Iauaretê – 23/04

Iauareté/AM – O Plano de Deus: o que Deus planejou para nós

A Vontade de Deus expressa em de Jesus é que todas as pessoas se salvem e tenham vida plena (“eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” Jo 10,10). Daí a importância do anúncio explícito do Evangelho cujo centro e ele próprio é Cristo Jesus. Isso significa que Jesus é o anunciador e o próprio Anúncio, o evangelizador e o próprio Evangelho. O plano de Deus plenificado na pessoa de Jesus de Nazaré ressuscitado dentre os mortos se realiza na vida concreta do mundo, da Igreja e das pessoas. Apesar dos contra tempos e dos contra testemunhos dos seguidores de Cristo Jesus o Espírito continua agindo, pois o rebanho é do Pai e nós trabalhamos na vinha que o Pai confiou ao seu Filho.

A ação missionária da Igreja nasce do próprio mandato de Jesus e é conduzida pela ação do Espírito do Cristo Ressuscitado. O Evangelho de São Mateus no diz que Jesus depois da sua ressurreição aparece às mulheres e pede que elas digam para os discípulos irem à Galiléia para encontrarem-se com Ele (cf. 28, 10). Intrinsecamente ligado ao encontro com Cristo Ressuscitado brota a missão dos Apóstolos de anunciar o Evangelho a todas as pessoas. O evangelista Mateus confirma essa verdade dizendo: “Jesus se aproximou deles e disse: (…) Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (16,18-20).

O próprio Jesus quando andava com seus discípulos havia prometido que após a sua volta para junto do Pai enviaria o Espírito Santo paráclito para confirmar seus discípulos na fé e ajudá-lo a observar tudo o que lhes havia ordenado. “Eu vos tenho dito essas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (Jo. 14,25-26). As primeiras comunidades fizeram a experiência de viver sobre a ação do Espírito do Cristo Ressuscitado e a Igreja viva da certeza que é o Espírito Santo que conduz a sua ação missionária.

O Concílio Vaticano II (1962-1965) convocado pelo Papa João XXIII despertou a consciência da Igreja para a ação do Espírito Santo. Este evento abre as portas da Igreja para o mundo. A constituição Gaudium et spes nos diz que a Igreja se preocupa com o ser humano. “As alegrias e as esperanças dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angustias dos discípulos de Cristo (n.1) Nesta tarefa os seguidores de Jesus é guiado pelo Espírito Santo para se colocarem a serviços dos homens e mulheres do nosso tempo. Cabe a Igreja perscrutar os sinais dos tempos e interpretar-los à Luz do Evangelho (cf. n 4).

“O Concilio reunido por Cristo, dando testemunho e expondo a fé do povo de Deus, manifestar sua união, atenção e amor para com toda a família humana em que se acha inserido. A melhor maneira de fazê-lo é abrir um diálogo com todos os seres humanos a respeito de nossos problemas comuns, recorrendo à luz do Evangelho e se colocando a serviço do gênero humano, com as forças salutares que a Igreja, conduzida pelo Espírito Santo, recebeu de seu fundador” (n.3).

Seguindo as orientações e inspirações do Concílio Vaticano II a Igreja presente na America Latina, centrada na Pessoa do Ressuscitado, volta seu olhar para os pobres e marginalizados que clamam por justiça e convida todos os batizados a se empenharem no anúncio do Evangelho visado a construção de um mundo justo e fraterno. Nos documentos de Medellin, Puebla, Santo Domingos e recentemente o de Aparecida sobressaem à preocupação da Igreja com: a) os pobres (opção preferencial) e as várias dimensões conseqüências da pobreza; b) com a inculturação do Evangelho a partir da consciência de que Verbo já se encontra em todas as culturas antes mesmo da ação da missionária da Igreja; c) com dignidade do ser humano através da promoção e defesa da vida desde o útero materno; d) com a promoção da paz e da justiça social. Poderíamos citar muitas outras preocupações da Igreja presente nestes documentos, mas é importante afirmar que ambos têm com eixo orientativo e fundante a centralidade da Pessoa Jesus Cristo e da Palavra Deus.
Vamos nos deter um pouco no documento de Aparecida e averiguar quais são as luzes que ele traz para ação missionária da Igreja. Em continuidade com as outras Conferências Gerais do Episcopado Latino americano este retoma o método ver, julgar e agir (o que eu considero um ganho), possibilitando fazer uma análise interpretativa e compreensiva relevante da realidade da Igreja na America Latina sem perder o enfoque da fé, isto é, deixando orientar-se pelos valores do Evangelho. Trocando em miúdo, o que o método ver, julgar e agir propõe: 1º) Olhar a realidade tal como se apresenta a nós à luz da Divina providência; 2) julgar a realidade segundo a pessoa de Jesus Cristo e; 3) atuar a partir da Igreja (povo de Deus, Corpo Místico de Cristo e Sacramento de Salvação Universal) (cf. doc de Aparecida n.19).

O documento de Aparecida acentua a necessidade dos Cristãos católicos se tornarem verdadeiros discípulos e missionários de Jesus a fim de que o anúncio do Evangelho possa chegar a todas as pessoas, especialmente naqueles lugares de difícil acesso, tais como: as periferias das grandes cidades e lugares afastados dos grandes dos centros urbanos. Constituem parte integrante desde anúncio a defesa da vida e promoção da dignidade humana, a preocupação com as minorias éticas, o diálogo ecumênico, a inculturação do Evangelho, a revalorização da devoção popular. Os bispos constataram que muitos de batizados (as) encontram-se afastados da Igreja e propõem à re-evangelização dos Batizados como campo de missão. Para que o anúncio do Evangelho encontre espaço na vida das pessoas é preciso que os cristãos dêem testemunhos de sua fé e que a Igreja possa revitalizar o sentido de comunhão eclesial superando assim os conflitos internos.

Em sintonia com a Igreja, nós salesianos, procuramos nos orientar também pelas diretrizes gerais dadas pela nossa congregação. O Capítulo Geral 26 dos salesianos com o tema “Da mihi animas, Cetera tolle” nos apresenta um itinerário de crescimento e amadurecimento da nossa ação pastoral como discípulos e discípulas do Cristo Ressuscitado a partir da tríade: o chamado de Deus, a situação e as linhas de ação. Esse esquema pressupõe três perguntas fundamentais: 1) qual é o chamado de Deus para nós hoje?; 2) para qual situação Deus nos chama?; 3) em resposta ao chamado de Deus e diante daquilo que a realidade nos apresenta como desafio para o anúncio do Evangelho que linhas de ação iremos propor?. Não há, portanto, contradição entre o método presente no CG26 e o método ver, julgar e agir do documento de Aparecida, mas uma complementaridade. Na verdade são duas lentes de um mesmo óculo.

Os temas presentes no CG26 que tratam da: a) preocupação da evangelização e amadurecimento da fé dos jovens (partir de Dom Bosco para retornar aos jovens) partir de Dom Bosco para retornar aos jovens; b) urgência de evangelizar; c) necessidade de convocar estão em plena sintonia com a proposta de evangelização presente no documento de aparecida e com o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!”(Mc 16,15).

Consciente de que todos nós batizados somos chamados a anunciar a Boa Nova do Reino de Deus sendo sinais e portadores do amor de Deus a todas as pessoas, especialmente, da Paróquia de São Miguel Arcanjo (Iauaretê-AM) nos apropriaremos do método apresentado pelo CG26, mas com a certeza de que é o Espírito do Cristo Ressuscitado que conduzirá os trabalhos desta nossa assembléia e nos apontará novos caminhos de ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀