EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Direitos Humanos e Sistema Preventivo

Belém/PA – Dos dias 28 a 30 de Abril de 2009 diversos educadores e equipes pedagógicas de obras salesianas da área do Pará refletiram sobre o tema Direitos Humanos e Sistema Preventivo. O Salesiano Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), que participou do Congresso Internacional sobre esse tema em Roma no mês de janeiro, esteve em Belém fazendo o repasse reflexivo das grandes preocupações apresentadas nesse importante evento organizado pela Congregação em aprofundamento ao tema da Estréia 2008 – “Educar com o Coração de Dom Bosco”.

Ao todo foram realizados três encontros dos quais participaram três equipes pedagógicas, técnicos a serviço da educação e professores. O primeiro evento formativo para o repasse das reflexões se deu com a Comunidade Educativa do CEIMMA – Centro de Educação Integral Mamãe Margarida, em Ananindeua gerido pelas Damas Salesianas. O segundo encontro foi em prol dos educadores do Colégio do Carmo de Ananindeua e o terceiro momento de reflexão foi direcionado à Equipe técnica do Colégio Nossa Senhora do Carmo da Cidade Velha.

Esses encontros fizeram parte de um compromisso de aprofundamento da Estréia 2008 que convoca os educadores salesianos à promoção dos Direitos Humanos através da Educação Preventiva. O objetivo de formar “bons cristãos e honestos cidadão” tem um amplo leque de responsabilidades. O compromisso de formar “honestos cidadãos” requer dos educadores salesianos a aquisição da sensibilidade para com a promoção dos Direitos Humanos.

Nesses eventos o facilitador não se limitou simplesmente em repassar conteúdos apresentados em Roma mas, indo além, procurou estimular os educadores a refletirem sobre a sua sensibilidade para com os valores humanos e incentivou os educadores a refletirem sobre como eles são vivenciados em cada escola. Mas também, por ser um tema prático, o padre Bira também convidou os educadores a refletirem e a identificarem problemas e atitudes de educadores e educandos que atentam contra os direitos humanos dentro de nossas escolas. Observou que em nossas escolas há problemas como, por exemplo, o fenômeno do “bullying”, o uso de apelidos, o furto, a violência, os vícios etc. que não devem ser ignorados pela sensibilidade pedagógica salesiana.

Disse o animador do evento que, se a Educação Salesiana zela pela Dignidade Humana, então é necessário como educadores estarmos atentos a esses problemas e geri-los com firmeza pedagógica e assessoria psicológica. Além da síntese em Power Point a presentada, também serviu como meio ilustrativo a apresentação de vários breves vídeos sobre dos Direitos Humanos. A educação saudável se fundamenta na acolhida e no respeito pela dignidade do ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀