EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Direitos Humanos e Sistema Preventivo

Belém/PA – Dos dias 28 a 30 de Abril de 2009 diversos educadores e equipes pedagógicas de obras salesianas da área do Pará refletiram sobre o tema Direitos Humanos e Sistema Preventivo. O Salesiano Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), que participou do Congresso Internacional sobre esse tema em Roma no mês de janeiro, esteve em Belém fazendo o repasse reflexivo das grandes preocupações apresentadas nesse importante evento organizado pela Congregação em aprofundamento ao tema da Estréia 2008 – “Educar com o Coração de Dom Bosco”.

Ao todo foram realizados três encontros dos quais participaram três equipes pedagógicas, técnicos a serviço da educação e professores. O primeiro evento formativo para o repasse das reflexões se deu com a Comunidade Educativa do CEIMMA – Centro de Educação Integral Mamãe Margarida, em Ananindeua gerido pelas Damas Salesianas. O segundo encontro foi em prol dos educadores do Colégio do Carmo de Ananindeua e o terceiro momento de reflexão foi direcionado à Equipe técnica do Colégio Nossa Senhora do Carmo da Cidade Velha.

Esses encontros fizeram parte de um compromisso de aprofundamento da Estréia 2008 que convoca os educadores salesianos à promoção dos Direitos Humanos através da Educação Preventiva. O objetivo de formar “bons cristãos e honestos cidadão” tem um amplo leque de responsabilidades. O compromisso de formar “honestos cidadãos” requer dos educadores salesianos a aquisição da sensibilidade para com a promoção dos Direitos Humanos.

Nesses eventos o facilitador não se limitou simplesmente em repassar conteúdos apresentados em Roma mas, indo além, procurou estimular os educadores a refletirem sobre a sua sensibilidade para com os valores humanos e incentivou os educadores a refletirem sobre como eles são vivenciados em cada escola. Mas também, por ser um tema prático, o padre Bira também convidou os educadores a refletirem e a identificarem problemas e atitudes de educadores e educandos que atentam contra os direitos humanos dentro de nossas escolas. Observou que em nossas escolas há problemas como, por exemplo, o fenômeno do “bullying”, o uso de apelidos, o furto, a violência, os vícios etc. que não devem ser ignorados pela sensibilidade pedagógica salesiana.

Disse o animador do evento que, se a Educação Salesiana zela pela Dignidade Humana, então é necessário como educadores estarmos atentos a esses problemas e geri-los com firmeza pedagógica e assessoria psicológica. Além da síntese em Power Point a presentada, também serviu como meio ilustrativo a apresentação de vários breves vídeos sobre dos Direitos Humanos. A educação saudável se fundamenta na acolhida e no respeito pela dignidade do ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀