EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

“Diga a esta geração, avance” (Ex 14,15)

O Liceu Coração de Jesus, São Paulo, abriu suas portas para receber os Provinciais, Delegados/as, Assessores, Presidência, convidados e colaboradores da vida religiosa para mais uma Assembléia Nacional que teve início hoje 16 e irá até o dia 20/07. Iniciamos no belíssimo santuário Sagrado Coração de Jesus com missa presidida por Dom Odilo, arcebispo de São Paulo, que nos convidou a “subir ao monte”, que é Jesus. O encontro com Ele é fundamental para nos transformar em missionários/as corajosos e ousados no atual contexto de transformação.


Durante a celebração cada regional apresentou numa frase o avanço realizado durante e triênio que se encerra. Deus realizou maravilhas em toda a presença profética da vida religiosa no Brasil.


No auditório do Liceu iniciamos o dia com apresentação de várias pessoas convidadas, inclusive o representante do cardeal prefeito da Congregação para os Institutos religiosos e comunidades de vida apostólica. Também presente o predidente da CLAR, das Superioras Maiores e do Organismo que Congrega as Congregações brasileiras.



Um clima de muita alegria e esperança. Somos mais 200 religiosos dos vários cantos do país. Estou presente como delegado provincial da Isma. É uma experiência rica. Senti neste primeiro dia a força da vida religiosa e sua presença missionária nas diversas realidades do país, sobretudo, na leitura do relatório apresentado pela presidência que se encerra. Um relatório positivo, claro e cheio de realismo.



O tema desta Assembléia trabalha a problemática dos novos espaços de vida que transformam nossa maneira de Fazer, Relacionar e dar Significado ao que somos. É uma ação que ao mesmo tempo nos leva a um deslocamento de valores, crenças e atitudes, portanto, de nós mesmos; como também um ser deslocado, puxado para outras situações inesperadas que nos surpreende e exige mudanças de profundidade. Com certerza é um “tempo de reimaginar a caridade” (João Paulo 2o.). Apesar de todas as tribulações que estamos passando não podemos desanimar nem perder a esprança, mas avançar (2 Cor 4,8-9).



Aqui se coloca o lema desta Assembléia. De uma lado está o povo Hebreu no deserto entre o mar e o exército do Faraó. Deus é a nuvem e a luz que protege o povo. No meio do deserto Moisés é novamente chamado a usar do seu cajado, símbolo do poder, para ferir o mar. Porém, existe sempre medo. Por um lado está o Egito, lugar da escravidão, mas também da segurança; do outro lado o mar bravio e desconhecido que apavora e gera instabilidade no povo. Hoje este mar São os novos espaços de mudanças nos quais somos chamados a ser discípulos/as e missionários/as. Com certeza nos agarramos a segurança dos tempos antigos, das leis, das tradições e temos medo de avançar; por outro lado o Senhor nos manda AVANÇAR. A geração que está sendo convidada a mergulgar neste mar de desafios somos nós, este é o Kairós da salvação. O convite é abrir as tendas para ir ao encontro sob a proteção do Senhor.



Para mim esta Assembléia pode significar uma abertura de portas e janelas para um passo avante. Não podemos ter medo!



Entre as questões a serem resolvidas na Assembléia estão: 1. A eleição do/a presidente da CRB; 2. Eleição da nova diretoria e Conselho; 3. Escolher os projetos de ação para o triênio; 4. Avaliar e votar a proposta de mudança da sede da CRB do Rio de Janeiro para Brasília.



Pretendo a cada dia narrar um pouco do que estou vivenciando na Assembléia sem a preocupação de anotar todos os detalhes.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀