EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Diácono Marcelo Afrânio é ordenado em Roma

A Inspetoria São Domingos Sávio agradece ao Senhor da messe o dom de mais um salesiano diácono. Às 11 horas da manhã de sábado, 17 de Março, foi ordenado diácono pela imposição das mãos de Dom Vitório Pavanello, arcebispo emérito de Campo Grande, o salesiano Marcelo Afrânio. A celebração solene de ordenação teve a participação de muitos amigos e irmãos salesianos brasileiros residentes em Roma.

Em sua homilia, o arcebispo destacou a importância da oração e do serviço à comunidade na vida do diácono. Dom Vitório falou ainda dos grandes propósitos de Dom Bosco quando recebeu a ordem sacra. Para Dom Bosco, significava um empenho assumido diante de Deus que o impelia sempre mais a doação total a Deus por meio do serviço. O arcebispo falou ainda da impostação do diaconato como serviço da Palavra de Deus que é ensinada principalmente pelo exemplo e dedicação ao Evangelho da vida.

Como representante da Inspetoria, fazendo às vezes do padre inspetor, estava o Pe. Reginaldo Cordeiro. Nas palavras do novo diácono: “vejo no Pe. Reginaldo a figura de cada irmão da Inspetoria de Manaus”. E, certamente, toda a inspetoria da Amazônia estava unida em orações e preces pelo nosso novo diácono Marcelo.

“Essa ordenação diaconal é um grande sinal da presença de Deus na nossa comunidade”, afirmou o diretor do Instituto Gerini. De fato, continua Pe. Riccardo Castellino, ela é sinal da presença do amor de Deus na comunidade salesiana dos teólogos.

O diácono Marcelo agradeceu a todos os irmãos da comunidade, em especial aos formadores. Certamente esses anos de experiência foram essenciais, disse o mesmo no seu agradecimento. E continuou, “os quase quatro anos de formação no Instituto Salesiano de Teologia romano foram imprescindíveis, por isso agradeço a toda a comunidade, superiores e irmãos, pelos anos de formação”.

O lema de ordenação escolhido pelo novo diácono foi: “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve!”. O Diácono Marcelo ressaltou essa dimensão do serviço no agradecimento dirigido a toda comunidade no final da solene ordenação. Para ele, essa é a dimensão mais exigente e mais bonita do diaconato.

Ao novo diácono, Marcelo Afrânio, desejamos um profícuo e maravilhoso ministério no serviço da mesa do pão e da palavra de Deus. Que seja um diácono para os jovens. E, nas palavras de Dom Vitório, “não se esqueça, nunca, de nutrir e propagar uma grande devoção à Auxiliadora dos Cristãos, Maria Santíssima, através das devoções tipicamente salesianas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀