A Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) realizou, no dia 14 de novembro, a abertura da V Semana da Consciência Negra do Amazonas. O evento, que aconteceu no auditório da instituição, teve como tema “A luta da população negra na Educação” e contou com uma palestra proferida pelo pesquisador Emmanuel Júnior, que tratou sobre a situação dos quilombos no Amazonas, além de várias apresentações culturais.
A abertura trouxe ainda uma exposição de banners promovida no pátio da Faculdade. Os materiais, confeccionados pelos alunos, mostravam a história de vários movimentos populares. A abertura da Semana, prestigiada por alunos de Serviço Social, foi realizada com o apoio do Fórum Permanente Afrodescendente do Amazonas (Fopaam) e da Cáritas Arquidiocesana.
Entre os grupos que apresentaram trabalhos artísticos na ocasião estão o Grupo de Capoeira do Bairro Nova Vitória, situado na Zona Norte de Manaus, e o Ballet Folclórico Afro-Mutalembê. Um grupo de acadêmicas de Serviço Social divulgou um estudo sobre Movimentos Sociais – Movimento Negro e outro grupo socializou uma pesquisa, desenvolvida na pós-graduação da Faculdade Salesiana, voltada para o estudo da doença falciforme. Em seguida, Emmanuel Junior falou sobre os quilombos amazonenses, trazendo para a platéia diversas informações constantes em sua dissertação de mestrado.
De acordo com a professora do curso de Serviço Social Arlete Anchieta, que coordenou a atividade, a Faculdade Salesiana deu um grande passo rumo à concretização do ideal de Dom Bosco: “Queremos formar profissionais de excelência que sejam, sobretudo, honestos cidadãos. E foi com esse objetivo que pensamos este evento”, falou a educadora. Arlete disse ainda que espera que todos os presentes no auditório na abertura da Semana tenham sido incentivados a repensar os preconceitos existentes na sociedade. “Buscamos, no fim das contas, a concretização de uma sociedade mais justa”, explicou.