EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

DESPEDIDA DO NOSSO “IRMÃO MAIOR”

A pedido do P Inspetor, fui a Porto Velho para participar do funeral do nosso querido “irmão maior”, P Alexandre Guarde. Ele era o salesiano mais idoso da nossa Inspetoria. Homem simples, cristão com profundas raízes, salesiano austero, missionário devotado à evangelização do povo rondoniense, sacerdote “bom samaritano” de todas as horas e de todas as estradas.

A igreja de Nossa Senhora de Fátima aos poucos foi ficando lotada com a presença de tantas pessoas que vieram prestar a sua homenagem ao P Alexandre. Vários presbíteros diocesanos fizeram-se presentes. A celebração foi presidida pelo bispo emérito de Ji-Paraná, Dom Antonio Possamai, sdb. Impossibilitado de estar presente, pois se encontrava em Humaitá, Dom Moacyr, fez-se presente através de uma mensagem cheia de ternura e carinho para com este nosso irmão.

Os salesianos da Área do Aroma também estiveram presentes. O P Moisés, veio representando a comunidade de Humaitá. O P Rypel e o P Sagues vieram de Ji-Paraná. Estavam com eles os estudantes de teologia Gilson e Ilton, que durante as férias foram colaborar com a animação pastoral daquela comunidade.

Além dos fiéis leigos, dos sacerdotes, pude encontrar-me com vários membros da Família Salesiana, especialmente as Filhas de Maria Auxiliadora e os Salesianos Cooperadores. Todos irmanados na gratidão e no testemunho que o P Alexandre deixou como “semente que deve continuar germinando e produzindo abundantes frutos”.

Durante a homilia, Dom Antonio lembrou o quanto o P Alexandre era querido pelo povo, sobretudo pela comunidade São João Bosco. Ele mencionou ainda que a passagem do nosso irmão para a casa do Pai foi marcada por algumas delicadezas de Deus, como o fato de ter sido chamado no dia em que celebrávamos a festa de São João Maria Vianey: homem simples, santo e modelo de todos os párocos. Acrescentou ainda o fato de estarmos no início do ano sacerdotal promulgado pelo Papa Bento XVI e da coincidência da morte do P Alexandre, um verdadeiro salesiano sacerdote.

Após as palavras de Dom Antonio, fui convidado a falar em nome da nossa Inspetoria. Agradeci em primeiro lugar, ao Beto, o jovem enfermeiro, o “bom samaritano” que prestou os primeiros socorros ao P Alexandre. Em seguida relembrei o fato de que desde 1966, quando chegou ao Brasil, praticamente toda a vida e o ministério sacerdotal do P Alexandre foi realizado em terras rondonienses. Sem dúvida alguma ele pode ser inscrito entre aqueles que levaram o carisma salesiano para aquela região como Dom João Batista Costa, P Chiquinho, P Adolfo Rohl, P Mario Castagna, P Angelo Spadari e tantos outros. Conclui pedindo ao P Alexandre que interceda por todos nós para que a nossa Inspetoria seja abençoada com inúmeras vocações, segundo o coração de Cristo, Bom Pastor.

A celebração foi marcada pela simplicidade, alegria, comoção e pela gratidão estampada no rosto das pessoas. O agradecimento de um aluno do Instituto Maria Auxiliadora que dias antes havia entrevistado o P Alexandre, comoveu a todos.

Agora o nosso querido irmão “dorme” na cripta junto com tantos outros filhos de Dom Bosco que semearam o Evangelho com o suor e a doação da própria vida na espera da Ressurreição definitiva.

Repouse em paz, querido “irmão maior” e junto de Deus interceda pelos seus irmãos que peregrinam nesta Amazônia testemunhando o amor de Deus pelos jovens e pelas classes populares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀