EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Delegado da Família Salesiana participa de Jornada Salesiana

Roma: De 20 a 23/01/05, Aconteceu no Salesianum de Roma, a 23a Jornada de espiritualidade promovida pela Consulta da Família Salesiana da Europa, na qual o representante da ISMA e Delegado da Família Salesiana, Pe. João Mendonça participou.

A Família Salesiana é composta de 26 grupos, entre eles estão, religiosas e religiosos, leigos e leigas. Estão espalhados em todo o mundo, inclusive em lugares em que não estão os salesianos e salesianas. A jornada teve como tema: “Rejuvenescer o rosto da Igreja”. O tema teve como base a mensagem que o Reitor-Mor dos salesianos escreveu por ocasião dos 40 anos do encerramento do Concílio Vaticano II (1962-1965). 170 pessoas se fizeram presente na Jornada.

O Encontro iniciou com a saudação multilíngüe do Pe. Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor e responsável SDB pela Família Salesiana. A característica desta jornada foi a reflexão eclesiológico-pastoral, que durante o encontro deu várias pistas sobre como rejuvenescer o rosto da Igreja: rejuvenescer uma Igreja Comunhão (quinta-feira), que anuncia (sexta), que celebra (sábado pela manhã), que serve (sábado de tarde); e a mesa-redonda de encerramento (domingo de manhã). No primeiro dia a apresentadora de TV Lorena Bianchetti conduziu a mesa-redonda na qual falaram o cardeal Ersilio Tonini, a Madre Antonia Colombo (superiora geral das FMA), o Pe. Pascual Chávez (Reitor-Mor SDB e, como Sucessor de Dom Bosco, Primeiro Responsável pela Família Salesiana), Carlo Di Cicco (jornalista da Agência ASCA) e Gianmarco Proietti (do MJS-Itália).

Iniciou o Reitor-Mor, com uma reflexão bíblica sobre o texto de Efésios 5,21-33, do qual partiu para explicar o que significa amar a Igreja e proclamar-lhe a beleza nesta época tão difícil. Afirmou que isto só pode ser feito como o fez Jesus Cristo, “cabeça, salvador, alimento da Igreja”. A Madre Colombo focalizou na sua fala a contribuição da mulher na Igreja hoje, baseando-se no ícone evangélico da Samaritana e convidando a testemunhar a alegria e o empenho de pertencer aos jovens.

No segundo dia o Pe. Sigalini, diocesano de Brescia, apresentou uma excelente conferência sobre a juventude. O Pe. Eduardo, argentino de Buenos Aires, trouxe sua experiência da casa de retiros para jovens. Na última manhã o Reitor-Mor apresentou em DVD a estréia 2005. A jornada foi muito positiva e contou com momentos de oração e fraterna convivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀