EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Delegado da Família Salesiana participa de Jornada Salesiana

Roma: De 20 a 23/01/05, Aconteceu no Salesianum de Roma, a 23a Jornada de espiritualidade promovida pela Consulta da Família Salesiana da Europa, na qual o representante da ISMA e Delegado da Família Salesiana, Pe. João Mendonça participou.

A Família Salesiana é composta de 26 grupos, entre eles estão, religiosas e religiosos, leigos e leigas. Estão espalhados em todo o mundo, inclusive em lugares em que não estão os salesianos e salesianas. A jornada teve como tema: “Rejuvenescer o rosto da Igreja”. O tema teve como base a mensagem que o Reitor-Mor dos salesianos escreveu por ocasião dos 40 anos do encerramento do Concílio Vaticano II (1962-1965). 170 pessoas se fizeram presente na Jornada.

O Encontro iniciou com a saudação multilíngüe do Pe. Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor e responsável SDB pela Família Salesiana. A característica desta jornada foi a reflexão eclesiológico-pastoral, que durante o encontro deu várias pistas sobre como rejuvenescer o rosto da Igreja: rejuvenescer uma Igreja Comunhão (quinta-feira), que anuncia (sexta), que celebra (sábado pela manhã), que serve (sábado de tarde); e a mesa-redonda de encerramento (domingo de manhã). No primeiro dia a apresentadora de TV Lorena Bianchetti conduziu a mesa-redonda na qual falaram o cardeal Ersilio Tonini, a Madre Antonia Colombo (superiora geral das FMA), o Pe. Pascual Chávez (Reitor-Mor SDB e, como Sucessor de Dom Bosco, Primeiro Responsável pela Família Salesiana), Carlo Di Cicco (jornalista da Agência ASCA) e Gianmarco Proietti (do MJS-Itália).

Iniciou o Reitor-Mor, com uma reflexão bíblica sobre o texto de Efésios 5,21-33, do qual partiu para explicar o que significa amar a Igreja e proclamar-lhe a beleza nesta época tão difícil. Afirmou que isto só pode ser feito como o fez Jesus Cristo, “cabeça, salvador, alimento da Igreja”. A Madre Colombo focalizou na sua fala a contribuição da mulher na Igreja hoje, baseando-se no ícone evangélico da Samaritana e convidando a testemunhar a alegria e o empenho de pertencer aos jovens.

No segundo dia o Pe. Sigalini, diocesano de Brescia, apresentou uma excelente conferência sobre a juventude. O Pe. Eduardo, argentino de Buenos Aires, trouxe sua experiência da casa de retiros para jovens. Na última manhã o Reitor-Mor apresentou em DVD a estréia 2005. A jornada foi muito positiva e contou com momentos de oração e fraterna convivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀