EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

DEFESA DA TESE DE MESTRADO DO PADRE JACINTO SAMPAIO

Por Padre Franciclei Martins, sdb

Na tarde do dia 21 de junho, o P. José Jacinto Sampaio, Salesiano da Inspetoria Salesiana Missionaria da Amazônia, defendeu com grande êxito a sua tese de mestrado com o tema: A Juventude Indígena Tukano Oriental na Diocese de São Gabriel da Cachoeira, Brasil. Perspectivas pastorais numa época de mutações. Com a tese o Padre Jacinto conclui seu estudo na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma.

O elaborado é fruto de sua experiência pessoal e do aprofundamento que ele fez durante esses dois anos de estudos na área de Pastoral Juvenil, da Faculdade de Teologia da UPS. A tese se refere aos jovens da família linguística TUKANO que vivem no noroeste do Estado do Amazonas, região conhecida como Boca do Cachorro, essa região faz parte da Diocese de São Gabriel da Cachoeira.

O Padre Jacinto, contextualiza sua reflexão a partir do processo de evangelização dos povos indígenas nessa grande região. Atento as necessidades dos jovens Tukanos, traça algumas propostas pastorais significativas para essa parte da população indígena que enfrenta em sua realidade as mudanças causadas pela Pós Modernidade.

Motivado pelo sínodo Pan-Amazônico que ocorrerá no próximo ano, padre Jacinto analisou a realidade juvenil dos povos da família linguística Tukano Oriental, presentes no norte do Brasil, afim de sugerir linhas de ação para a Pastoral Juvenil indígena in ótica intercultural.

A banca que analisou seu trabalho, era formada pelos professores: Marcello Scarpa (presidente) Damásio Raimundo Medeiros Santos (primeiro relator) e Francis-Vicent Anthony (segundo relator). Seu relator professor Damásio Medeiros, ressaltou que o trabalho apresentado era pioneiro em sua área, pelo estudo histórico da Pastoral Juvenil e pelas ações propostas para um acompanhamento dos jovens. O segundo relator em sua fala disse que é um trabalho que deve ser continuado e atuado na Diocese de São Gabriel da Cachoeira.

No final da apresentação P. Jacinto agradeceu a presença dos amigos que estavam presentes, de seus professores, do seu diretor, do relator e do Inspetor Padre Jefferson Luís, que se fez presente. Com o final dos Estudos em Roma P. José Jacinto volta ao Brasil para dar continuidade na missão dos salesianos que trabalham nessa grande e bela região Brasileira. Nossos votos de boa viagem e bom trabalho na nova missão.

02

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀