EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

DE OLHOS FIXOS NO SENHOR

Manaus/AM – Quando participei da Assembléia Regional da CRB me chamou a atenção o lema: De olhos fixos no Senhor. A gente fica de olhos fixos quando contempla, quando quer enxergar melhor, além das aparências, e quando se sente interpelado e não quer humilhar-se abaixando a vista.

Queremos ver Jesus
No começo deste ano, na estréia, o Reitor Mor comentava o queremos ver Jesus do Evangelho: nós devemos ser aqueles que levam os outros (os gregos, os jovens…) a Jesus. No mesmo Evangelho encontramos o testemunho de Maria que conservava tudo no coração e dos discípulos que não entendiam o sentido das palavras de Jesus e perguntavam a parte.
Um primeiro pensamento que me vem à mente quando quero fixar os olhos em Jesus é o do ícone: que ícone de Jesus estou contemplando?
Quando era criança costumava olhar uma estátua do Sagrado Coração de Jesus que tínhamos em casa, ou o grande Crucifixo que estava na entrada da cripta da paróquia da Sagrada Família. No colégio, aos domingos tínhamos a bênção com o Santíssimo Sacramento e a gente ficava de olhos fixos na Hóstia Consagrada, na esperança de ter uma visão de Jesus. Depois do Concílio muitos crucifixos foram substituídos por ressuscitados. Na vida salesiana aprendi a contemplar o Bom Pastor e a cena do jantar com os discípulos de Emaús. Na minha ordenação sacerdotal contemplei Jesus acolhendo as crianças. Hoje gosto de contemplar Jesus no meio do povo, elevando os olhos ao céu e dizendo: Sim, Pai….

Penetrar no Mistério do Senhor

Olhamos intensamente alguém para compreendê-lo melhor.
Conversando com D. Walter sobre os ícones, ele me lembrou com sabedoria que o olhar fixo em Jesus só pode ser o olhar da fé. E o Mistério da fé é a Eucaristia. De fato, o progresso na espiritualidade consiste em viver a Eucaristia, eucaristizar nossa vida, anunciar a morte e esperar a ressurreição dando a vida como sinais e portadores do amor de Deus a aqueles que o próprio Deus nos confia.
Não se trata mais de olhar fixo a Hóstia consagrada esperando uma visão sobrenatural, mas de abrir os olhos da fé fechando os olhos da imaginação. Os discípulos contemplaram Jesus durante muitos dias, mas demoraram a abrir os olhos da fé; porém, quando pela ação do Espírito, penetraram no Mistério de Jesus, ninguém mais os segurou no exercício do apostolado.

Ser olhado por Jesus

Que difícil é fazer silêncio para escutar os outros! Dá vontade de intervir a toda hora, de mostrar a sabedoria da gente.
Quando faço a meditação sem palavras, somente contemplando Jesus Eucaristia, num primeiro momento curto o amor de Deus, e é muito gostoso. Depois começo a sentir o olhar de Jesus, e isto me deixa inquieto: preferiria baixar a vista para ler algum livro ou dar asas à fantasia. O olhar de Jesus interpela a minha vida, fala das minhas contradições entre aquilo que falo e aquilo que vivo, e isso dói… Mas seu sorriso misericordioso renova a consolação espiritual e dá ânimo para perseverar. Na despedida, sem baixar a vista, ele sempre diz: Canta e caminha!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀