Na Associação Damas Salesianas (ADS) não cabe o temor, não se aceita nem tem cabimento o temor, nem o pessimismo; nós os derrotamos seguindo o exemplo do fundador.
Somos filhas do otimismo, e do bom risco do fundador que atravessou muitas provas e contratempos durante a organização do projeto empresa ADS, que como toda obra que leva o signo do divino, venceu os desafios e hoje se faz presente em mais de 26 países da América Latina.
Uma dama salesiana consciente de seu compromisso com a construção da civilização do amor não deve desanimar ante as provas que perseguem o apostolado e o bem. Deve sim, dar tudo de si para enfrentar as tormentas da vida, pois é consciente de que cada ser humano de uma forma ou de outra irá se confrontar com elas, e quando isso acontece, tem de enfrentá-las ou fugir.
As Damas salesianas, reconhecem que a fé em si mesmas e em Deus são as chaves para vencer o temor, e que por meio da história da ADS, que este ano (13 de maio) completa 40 anos de vida, descobre e reconhece as intervenções do Espírito: os sopros, os ventos, os terremotos… o alento do Espírito, fortalecendo a vocação e a missão damasalesianamente.
E como tão bem disse o Pe. José Maria Esteban, sdb “Necessitamos todos, descobrir que Deus fez e quer da ADS, uma história de salvação.” (2003).
Oxalá, possamos estar sempre atentas aos exemplos de vida daqueles que nos precederam na missão de bem servir e ser exemplo de vida salesiana para a sociedade na qual vivemos.
E no fim, retratando a Dom Felipe Rinaldi: “Nos encontraremos todos, reunidos no céu. E ali, se acabarão os temores, as melancolias; tudo será felicidade e amor.”
(1960:192)Fierro, Rodolfo. Beato, Don Felipe Rinaldi. Espanha