EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Damas Salesianas educando para a concientização e vivência da cidadania

A violência é uma constante em todos os recônditos da sociedade, e ninguém está imune a ação dela. Muito triste nos colocamos quando vemos a incidência cada vez maior em nossa cidade, outrora pacata, de jovens em ações isolada ou grupal de criminalidade.



Participando de um seminário sobre medidas sócio-educativas estes dias ouvi da renomada Juiza da 24ª Vara, Dra Jacira Rabelo, que:” em 2001 quando iniciou sua então gestão do juizado em Belém, o perfil das infrações praticadas por adolescentes e jovens era o de puxar o cordão e sair correndo (…), hoje, eles assaltam a mão armada, estrupam e quando não, matam!”. Segundo um levantamento que está sendo elaborado em 2001 o total da infrações chegavam a 2.100, nestes últimos anos chegam a um total preocupante de 14.965 casos. O que estamos fazendo com a nossa juventude?


É nosso dever como cidadãos conscientes atuar de maneira preventiva, para que ações educativas possam ser viabilizadas àqueles que ainda não chegaram a vivenciar experiências danosas às suas vidas e vida dos seus semelhantes.



Como membro da família salesiana, coordenadora do grupo da Associação damas salesianas na área do Pará, colaboramos, para que seja difundido em nossa sociedade a consciência de ações de preventividade. Alguns dos jovens que atendemos na Comunidade Carlos Marighela no Aurá, aos 12 anos já teve acesso a uma arma.



Nós educadores salesianos e responsáveis pela propagação do Carisma de Dom Bosco para sociedade de hoje, não podemos nos acomodar ante a lenta e gradual letargia que nos faz pensar que situações de violência só acontece com os outros.



Façamos o bem, hoje, e promovamos essa juventude para esse bem, do contrário, talvez não nós, mas as pessoas a quem amamos e estimamos sofrerão as consequências de nossa acomodação.



Temos mais futuro que passado! Uma boa semana a todos e alegrem-se com as fotos de nossas crianças e adolescentes do Aurá.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀