EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Damas Salesianas educando para a concientização e vivência da cidadania

A violência é uma constante em todos os recônditos da sociedade, e ninguém está imune a ação dela. Muito triste nos colocamos quando vemos a incidência cada vez maior em nossa cidade, outrora pacata, de jovens em ações isolada ou grupal de criminalidade.



Participando de um seminário sobre medidas sócio-educativas estes dias ouvi da renomada Juiza da 24ª Vara, Dra Jacira Rabelo, que:” em 2001 quando iniciou sua então gestão do juizado em Belém, o perfil das infrações praticadas por adolescentes e jovens era o de puxar o cordão e sair correndo (…), hoje, eles assaltam a mão armada, estrupam e quando não, matam!”. Segundo um levantamento que está sendo elaborado em 2001 o total da infrações chegavam a 2.100, nestes últimos anos chegam a um total preocupante de 14.965 casos. O que estamos fazendo com a nossa juventude?


É nosso dever como cidadãos conscientes atuar de maneira preventiva, para que ações educativas possam ser viabilizadas àqueles que ainda não chegaram a vivenciar experiências danosas às suas vidas e vida dos seus semelhantes.



Como membro da família salesiana, coordenadora do grupo da Associação damas salesianas na área do Pará, colaboramos, para que seja difundido em nossa sociedade a consciência de ações de preventividade. Alguns dos jovens que atendemos na Comunidade Carlos Marighela no Aurá, aos 12 anos já teve acesso a uma arma.



Nós educadores salesianos e responsáveis pela propagação do Carisma de Dom Bosco para sociedade de hoje, não podemos nos acomodar ante a lenta e gradual letargia que nos faz pensar que situações de violência só acontece com os outros.



Façamos o bem, hoje, e promovamos essa juventude para esse bem, do contrário, talvez não nós, mas as pessoas a quem amamos e estimamos sofrerão as consequências de nossa acomodação.



Temos mais futuro que passado! Uma boa semana a todos e alegrem-se com as fotos de nossas crianças e adolescentes do Aurá.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀