EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Da mihi Animas

Tempo de retiro é momento de escuta e oração. Durante este ano estou tendo a possibilidade de colaborar na escuta e oração dos irmãos salesianos pregando retiros em São Paulo e Recife.


O tema do retiro é a oração de Dom Bosco. A busca das pessoas e o desapego de tudo aquilo que pode condicionar ou limitar o anúncio do Evangelho, suscitou em Dom Bosco uma incansável ação apostólica. Durante o retiro procuro ajudar o pessoal a fazer um itinerário de significado da própria vida religiosa a partir das experiências do nosso fundador.


Na aprimeira semana de novembro estive em Recife/PE no retiro de 37 irmãos, sendo onze (11) FMA. Foi uma experiência muito rica de significado e oração. O grupo mergulhou no itinerário proposto e aproveitou bem as indicações de reflexão e oração.



Participei também da festa dos 50 anos da obra salesiana de Carpina, inaugurada em 1957 como aspirantado. Hoje a obra mantém sua vocação inicial, porém, com um colégio agregado fazendo enorme bem à juventude. Muitos de nossos irmãos da ISMA conheceram ou trabalharam em Carpina. Na ocasião tivemos a festa da comunidade inspetorial num ritmo alegre e fraterno, foram também homenageados os irmãos jubilares.



Ainda em Recife visitei o padre Bartolomeu, manauara, ex-aluno do nosso antigo colégio São Domingos Sávio, hoje com 96 anos. Homem culto, professor de teologia na Lapa durante um tempo e depois permaneceu na Inspetoria do Nordeste. Perguntei a ele porque não voltou a ISMA e, ele me disse: “Sempre fui obediente. O inspetor me mandou para cá e aqui permaneço”. Fiquei muito contente ao visitar este conterrâneo. Na conversa ele me pediu para dizer nome de frutas da região. Para cada nome de fruta que eu dizia ele respirava cheio de saudades. Fica aqui minha homenagem a este querido irmão.



Aqui na Lapa estamos caminhando para o final do ano acadêmico. O pessoal do quarto ano apresentando exame de síntese e os demais apreensivos pelas ordenações e profissões perpétuas.



Grande abraço aos irmãos da ISMA.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀