EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Curso para monitores de oratório em Ananindeua-PA

"O oratório é casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que educa para a vida e pátio onde todos se encontram como amigos" (C 40). Segundo o modelo educativo proposto por Dom Bosco, é missão de todo salesiano favorecer nos ambientes educativos nos quais atua momentos de crescimento e de formação aos jovens cuja responsabilidade formativa lhes cabe. Para tanto, o chamado "coração oratoriano" deve ser o espírito reinante em nossas CEPs, pois está inspirado e motivado pelo mote que guiou todo o serviço apostólico de nosso Pai e Mestre: "Da mihi animas cetera tole".

Nesse sentido, a paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ananindeu, está proporcionando aos seus jovens líderes – monitores dos vários oratórios existentes nos limites da paróquia – espaços para formação e descoberta das riquezas da espiritualidade salesiana: o conhecimento de Dom Bosco e de seu Sistema Preventivo, um dos núcleos temáticos da Estréia de 2008. Os salesianos pós-noviços João Rivelino e José Luiz contribuiram com a formação desses jovens assessorando o curso para monitores de oratório ocorrido entre os dias 07 e 12 de Janeiro.

O curso foi dividido em vários temas, surgidos da necessidade de conhecer e aprofundar a realidade do oratório bem como da Espiritualidade Juvenil Salesiana. No primeiro dia tratamos da vida de Dom Bosco, no segundo dos inícios das atividades do oratório, no terceiro sobre o Sistema Preventivo, no quarto tivemos um cine-fórum sobre a estréia, no quinto viabilizamos o aprofundamento da estréia e no sexto tivemos um momento de apresentações teatrais e confraternização.

Tudo isso nos faz retomar a necessidade de propagar o espírito de Dom Bosco, que cativa muitos jovens. Onde quer que estejamos, nossas casas são sempre paróquias, escolas e pátios que cumprem com seu dever e acolhem o dom precioso que é a "vida-presença" dos jovens em nosso meio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀