EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Curso para Ecônomos Inspetoriais

O Economato Geral da Congregação Salesiana organizou para os dias 13-19 de fevereiro, no Salesianum, de Roma, um curso de formação para Ecônomos Inspetoriais de recente nomeação.

Do encontro participaram onze Ecônomos, procedentes das Inspetorias da Ásia (Índia-Panjim, Indonésia–Timor-Leste, Mianmar); da Europa (Portugal); da América (Haiti, Venezuela, Brasil-Manaus, Colômbia-Medellín, Paraguai, Argentina Sul); e da Austrália.

O programa do curso tratou dos temas da pobreza evangélica, da identidade e papel do Ecônomo inspetorial, além de assuntos de prática administrativa, como a tipologia dos rendicontos e dos orçamentos. Aos participantes foi apresentada também a estrutura do Economato geral: finalidades, modalidades operativas, organismos de relacionamento com as Inspetorias.

As várias sessões de trabalho foram guiadas pelos encarregados dos serviços, em primeiro lugar pelo P. Piotr Gozdalski e P. Luciano Alloisio. O novo Ecônomo Geral, Sr. Jean Paul Muller, acompanhou a continuidade das sessões do curso, fazendo-se apreciar por suas qualidades organizativas e humanas. Também o Sr. Claudio Marangio, Ecônomo cessante, colaborou amplamente para o bom êxito do encontro: inicialmente organizando-o e a seguir tratando de temas formativos.

Geral a satisfação dos Ecônomos inspetoriais no encerramento: “Foi um curso realmente importante; e benéfico para uma eficiente e sistemática administração das nossas Inspetorias” – resumiu o P. Gabriel Myint Aung, Ecônomo da Inspetoria Maria Auxiliadora, do Mianmar. Para o P. Luis Fernando Valência Mosquera, Ecônomo da Colômbia-Medellín, “o curso, focalizando as nossas responsabilidades, fez-nos retornar a Dom Bosco”.

Através do curso os Ecônomos não só aprenderam novas noções técnico-administrativas. Redescobriram também a importância do seu encargo e a possibilidade de serviço que ele proporciona para o bem da comunidade e missão salesiana. Como disse o P. Jacques Charles, Ecônomo do Haiti: “Se nos esforçarmos por ser corretos na administração dos recursos das nossas Inspetorias, seremos certamente fiéis à nossa missão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀