EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Curso para diretores em Brasília

Brasília/DF – Vinte e seis diretores salesianos, vindos das seis inspetorias brasileiras, estiveram reunidos em Brasília, durante quatro dias, em mais um Curso de formação permanente promovido pela CISBRASIL – Comissão Nacional de Formação (CNF).  Da Inspetoria de Manaus, participaram o P Alberto Bresciani (Carmo-Belém), P Alberto Rypel (Ji-Paraná), P Jefferson (Porto Velho), P Mario Zangarini (São Gabriel da Cachoeira), P Nilson Cruz (Iauareté), P Angelo (EST-Belém), P Gilberto Cucas (Colégio Dom Bosco/Manaus) e P José Reginaldo (Colégio Dom Bosco-Leste/Manaus). O curso versou sobre “A IDENTIDADE E A MISSÃO CARISMÁTICA DO DIRETOR SALESIANO”. O Centro de Convenções Israel Pinheiro foi o local que acolheu os diretores nesses dias, sob a coordenação do Pe. Francisco Alves de Lima (Pe. Chicão).

Na abertura do encontro, o P Pessinatti, em nome de todos os Inspetores, deu as boas-vindas aos participantes. Dois assessores nos ajudaram na reflexão. Um deles foi o professor William Castilho, psicólogo, professor e pesquisador da PUC de Minas, assessor da Arquidiocese de Belo Horizonte na formação do clero. O professor William dirigiu a reflexão do grupo, na primeira metade do curso, sobre o tema da autoridade no mundo contemporâneo e as questões da afetividade na vida comunitária. O segundo assessor foi o atual Inspetor de Colômbia-Medellin, o Pe. Vidal Niebles. Ele dialogou com o grupo sobre o papel do diretor como animador e guia da comunidade religiosa e da missão educativo-pastoral. O curso-encontro criou muitas oportunidades de diálogo entre os diretores, de partilha de dificuldades e experiências positivas. Os momentos litúrgicos das laudes, eucaristia e vésperas tornou o grupo ainda mais unido.

No domingo à noite, o grupo se dirigiu para o Santuário Dom Bosco, onde concelebraram a Santa Missa. O P João Carlos, ex-inspetor do Recife, presidiu a celebração onde fez uma profunda reflexão sobre a Palavra de Deus. Após a celebração, junto com o P Pessinati, P Ronaipe e Ir. Cledson, do Escritório da Cisbrasil, todos saborearam uma deliciosa pizza num momento fraterno. O objetivo do curso, segundo avaliação do grupo, foi amplamente alcançado. O ano passado, outros diretores da nossa Inspetoria, participaram do curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀