EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Curso de Serviço Social da Faculdade Salesiana obtém nota 4 no Enade

Manaus/AM – O curso de Serviço Social da Faculdade Salesiana obteve nota 4, num total de 5, no Exame Nacional de Desempenho (Enade) promovido pelo Ministério da Educação (MEC) ano passado. O resultado, divulgado há duas semanas, foi bem recebido pela direção da instituição e consolida o curso de Serviço Social como um dos mais tradicionais de nossa Faculdade. Esta é a primeira vez que um curso da FSDB alcança este índice.

A professora coordenadora do curso de Serviço Social, Isabel Escócio, contou que a nota obtida é o resultado de um trabalho cooperativo realizado entre os acadêmicos, professores e a direção da Faculdade Salesiana. “Entendemos que esta avaliação mostra que estamos atingindo nossos objetivos, que são oferecer o melhor ensino aos nossos acadêmicos e atender às necessidades pedagógicas deles”, explicou.

A acadêmica Jaqueline Souza, 37, do 5º período A, afirmou ter ficado satisfeita com o índice obtido pela Faculdade, mas disse vislumbrar a possibilidade de que o curso alcance notas mais altas nos próximos anos. “Um resultado como esse é importante porque nos dá um ‘start’, mostra que o trabalho de alunos e professores tem surtido efeito. Isso nos estimula e dá mais fôlego”, contou. Jaqueline disse que espera ‘fazer bonito’ quando chegar sua vez de se submeter ao Enade: “A Faculdade Salesiana tem um tradição muito forte no Serviço Social. Isso não pode ser ignorado”, declarou.

O Enade consiste numa prova aplicada a um grupo de alunos ingressantes e outro de concluintes, que avalia tanto os conteúdos gerais quanto os específicos de cada curso. Ao final do processo, os cursos avaliados recebem notas que variam de 1 a 5, sendo 1 a menor, equivalente a um curso com deficiências, que deve cumprir uma série de exigências apontadas pelo Ministério da Educação (MEC) para elevar a qualidade do ensino; e 5 a maior: os cursos que alcançam este índice são considerados cursos de excelência. A próxima edição do Enade está prevista para ocorrer no dia 9 de novembro e vai avaliar xx cursos. No que concerne à Faculdade Salesiana, apenas os cursos de Pedagogia e Filosofia serão avaliados. 

A Faculdade Salesiana teve 112 acadêmicos participando do Enade 2007. Foram 45 ingressantes, ou seja, oriundos dos primeiros períodos, e 67 concluintes, que estão às portas da formatura. Com relação aos conteúdos específicos do curso, os concluintes obtiveram melhor média do que os ingressantes – as notas foram de 56,7 para os primeiros e 53,6 para os segundos. Os concluintes mantiveram a vantagem nos conteúdos gerais, com 48,8 contra 37,4 dos ingressantes. A média geral dos ingressantes foi de 41,4 e dos concluintes 50,8. O Serviço Social da FSDB obteve 4 no conceito Enade; 3 no conceito IDD, que mede a diferença entre o que foi aferido e o que o Ministério da Educação espera dos estudantes; e conceito preliminar 3. 

É importante ressaltar que, com estes índices, a FSDB demonstra oferecer o segundo melhor curso de Serviço Social da cidade, atrás apenas das notas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Investimos bastante em nossos alunos, promovendo diversos momentos de formação, como os cursos de nivelamento e atividades extras. A nota que conquistamos é o resultado de tudo isso”, declarou a vice-diretora acadêmica, Meire Botelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀