EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Curso de Formação Permanente para Formadores Vocacionais da Vida Consagrada

Por Diác. Wellington Abreu

A 37ª edição do Curso de Formação Permanente para Formadores Vocacionais de Vida Consagrada, para o clero diocesano e para os animadores de comunidades religiosas acontece de 14 de fevereiro a 27 de maio na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) em Roma.

O curso, promovido pelo Setor de Formação da Congregação Salesiana, em colaboração com o Instituto de Pedagogia Vocacional da Faculdade de Educação, envolve 53 pessoas, 48 em presença e 5 online, de 16 Congregações e Institutos, 2 sacerdotes diocesanos dos quatro continentes. Entre eles estão 13 salesianos, um dos quais é irmão de nossa inspetoria, o diácono Wellington Abreu.

O curso pretende oferecer um estímulo à reflexão sobre a formação vocacional e a um trabalho sério sobre si mesmo, visando uma autêntica renovação espiritual e pedagógica de quem trabalha na formação. Parece, portanto, uma valiosa ajuda pedagógica para aqueles formadores que já têm uma experiência operacional de alguns anos e ainda são responsáveis ​​pela formação inicial e permanente. A oferta formativa divide-se em cinco dimensões intimamente ligadas, de modo a permitir um relançamento da vida consagrada e presbiteral nos seus aspectos essenciais e vitais: espiritual, bíblico/teológico, antropológico (psico-sociológico-cultural), eclesial/carismático e pedagógico/ experiencial.

O curso é dirigido pelo Padre Carlo Maria Zanotti, salesiano de Dom Bosco, ele explica que a imagem que acompanha os Formadores ao longo do percurso é a de um equilibrista a andar numa corda bamba: “A imagem do equilíbrio ajuda-nos a compreender que o percurso de treino é um caminho para a estabilidade, entendida no cuidado de nossas emoções e sensibilidade”, afirma.

O diacono Wellington sublinhou que “um dos aspectos fundamentais do caminho é o acompanhamento: só quando um formador se sente acompanhado, pode-se acompanhar por sua vez um formando no seguimento de Cristo, para chegar progressivamente a ter os mesmos sentimentos d’Ele”.

image03 Wellington

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀