EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Curso de Formação Permanente para Formadores Vocacionais da Vida Consagrada

Por Diác. Wellington Abreu

A 37ª edição do Curso de Formação Permanente para Formadores Vocacionais de Vida Consagrada, para o clero diocesano e para os animadores de comunidades religiosas acontece de 14 de fevereiro a 27 de maio na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) em Roma.

O curso, promovido pelo Setor de Formação da Congregação Salesiana, em colaboração com o Instituto de Pedagogia Vocacional da Faculdade de Educação, envolve 53 pessoas, 48 em presença e 5 online, de 16 Congregações e Institutos, 2 sacerdotes diocesanos dos quatro continentes. Entre eles estão 13 salesianos, um dos quais é irmão de nossa inspetoria, o diácono Wellington Abreu.

O curso pretende oferecer um estímulo à reflexão sobre a formação vocacional e a um trabalho sério sobre si mesmo, visando uma autêntica renovação espiritual e pedagógica de quem trabalha na formação. Parece, portanto, uma valiosa ajuda pedagógica para aqueles formadores que já têm uma experiência operacional de alguns anos e ainda são responsáveis ​​pela formação inicial e permanente. A oferta formativa divide-se em cinco dimensões intimamente ligadas, de modo a permitir um relançamento da vida consagrada e presbiteral nos seus aspectos essenciais e vitais: espiritual, bíblico/teológico, antropológico (psico-sociológico-cultural), eclesial/carismático e pedagógico/ experiencial.

O curso é dirigido pelo Padre Carlo Maria Zanotti, salesiano de Dom Bosco, ele explica que a imagem que acompanha os Formadores ao longo do percurso é a de um equilibrista a andar numa corda bamba: “A imagem do equilíbrio ajuda-nos a compreender que o percurso de treino é um caminho para a estabilidade, entendida no cuidado de nossas emoções e sensibilidade”, afirma.

O diacono Wellington sublinhou que “um dos aspectos fundamentais do caminho é o acompanhamento: só quando um formador se sente acompanhado, pode-se acompanhar por sua vez um formando no seguimento de Cristo, para chegar progressivamente a ter os mesmos sentimentos d’Ele”.

image03 Wellington

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀