EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Curso de docência de salesianidade

Qual é o significado do curso de docência de salesianidade?

O Centro Regional de Formação Permanente, com sede na cidade de Quito/Equador, oferece a 10 anos consecutivos um curso para a formação de docentes de salesianidade. O curso se realiza em 4 módulos, divididos em 4 anos. Os destinatários são religiosos/as, leigos que desejam aprofundar o carisma salesiano a partir da investigação cientifica em vista da docência.

Em 2007 comecei o curso tendo como parceiros Ir. Joel e a professora Meire. Até agora, da nossa inspetoria, dois salesianos começaram: Antonio Lobato e Pe. Jefferson, mas não concluíram todo o processo. Apenas a irmã Luisa Panarotto, fma, concluiu as quatro etapas. O ideal seria formar uma equipe de investigadores e professores na inspetoria, mas até agora não foi possível.

No primeiro módulo do curso o tema central são os primeiros 30 anos da vida Dom Bosco. Aprofundamos através das Memórias do oratório a infância de Dom Bosco até seus estudos filosóficos e teológicos na cidade de Chieri. Ali encontramos o Bosco menino, adolescente e jovem migrante lutando honestamente para sobreviver. Uma etapa da vida do nosso pai que revela valores religiosos e culturais de grande importância para sua vida futura.

O intervalo de um ano proposto pela equipe do Centro é um recurso pedagógico. O objetivo é permitir que os futuros docentes pesquisem com a metodologia própria que o centro ensina, atuem no campo da salesianidade e produzam materiais.

No segundo módulo mergulhamos na temática do Oratório. É uma visão mais profunda do neopadre Bosco que inicia desde o Convitto Eclesiástico a perceber um mundo que se transformava. Começamos a entender o significado do tempo de Dom Bosco e a importância que ele teve para a sociedade turinesa. A temática é encantadora porque entramos de cheio na identidade do oratório que a genialidade do padre Bosco conseguiu gerar. Mais interessante ainda foram as longas aulas do padre Fernando Peraza, fundador do Centro, que nos orientava a compreender o oratório dentro da sua proposta integral.

O terceiro módulo é mais institucional. Com isto quero dizer que o estudo histórico se fundamenta no Dom Bosco fundador. Um período muito complexo da vida de Dom Bosco e da mesma Igreja que abrange desde 1860 até 1888, com a sua morte. São páginas encantadoras da vida da Sociedade Salesiana e das inúmeras atividades de Dom Bosco: escritor, formador de padres e religiosos, mediador de questões políticas entre o Estado italiano e a Igreja, fundador das FMA, ADMA e SC, empenhado na aprovação das Constituições, construtor da Basílica de Maria Auxiliadora e do Sagrado Coração, etc. É o Dom Bosco na plenitude de sua ação e, ao mesmo tempo, no declínio físico preparando-se para a morte. Pessoalmente fiquei encantado com este momento da vida de Dom Bosco.

O último módulo acontece nos lugares salesianos: dos Becchi até Valdocco. Uma peregrinação de caráter religiosa, histórica e afetiva, fazendo o percurso migratório de Dom Bosco até os pátios de Valdocco. O objetivo é proporcionar uma síntese visual e arqueológica de maneira que o docente saiba se situar no tempo e no espaço da vida de Dom Bosco.

Para mim este processo do curso foi muito importante. Lógico que se trata de uma base que exigirá a continuidade das pesquisas e da prática da salesianidade. O contato com leigos, leigas e salesianos/as de vários paises da América Latina e Caribe; proporciona também uma visão mais ampla da missão salesiana em nosso continente. O Centro tem uma biblioteca de salesianidade impecável. Entrar nela é respirar a história viva da nossa existência. Alguém disse que sobre Maria nunca é demais estudar e escrever. Eu faço uma comparação afirmando que sobre Dom Bosco nunca é demais estudar, ler e pesquisar. É uma fonte imensa que não se esgota porque ele continua vivo hoje.

Oxalá outros salesianos e leigos da inspetoria possam fazer esta experiência para somar conosco no estudo e na prática da salesianidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀