EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Curso de Animadores de Pastoral

Manaus/AM – O segundo dia do curso de Formação de Animadores de Pastoral Juvenil Salesiana seguiu com força no seu horário. Após o café e o momento de oração, animado pelo Pe. Sinval, todos se dirigiram para o salão para iniciar a primeira disciplina deste terceiro modulo intitulada “Espiritualidade Salesiana II”. O professor, Pe. João Mendonça iniciou seu trabalho acadêmico realizando uma avaliação diagnóstica acerca dos conteúdos estudados na mesma disciplina no módulo passado. Em seguida, por meio de vídeos e fotos, Pe. Mendonça contextualizou o tempo de Dom Bosco e deu continuidade ao estudo sobre a espiritualidade deste santo a partir de sua ordenação e de sua experiência no Convitto Eclesiástico.

Sobre as expressões da espiritualidade do santo dos jovens pode-se dizer o seguinte: Dom Bosco expressou um grande Zelo Apostólico e fez uma consciente escolha pelos jovens pobres. Passados alguns meses da sua ordenação, ele entrou no Convitto Eclesiástico para dar continuidade à sua formação sacerdotal. Foi nas práticas apostólicas propostas pelo Convitto que Dom Bosco se deparou com as prisões de Turim. Lá ele viu jovens entre 12 e 18 anos robustos, entregues à uma situação de fome e doença que o horrorizou. (cf. MO 120-121). Orientado pelo seu diretor espiritual e amigo, Pe. Cafasso, Dom Bosco, decide dedicar-se a estes jovens. Aí começou o processo de formação do Oratório festivo. Tal fato tem tudo a ver com espiritualidade, pois, expressa algo que leva à transformação da realidade, ao contrário de uma fé intimista. 

Dom Bosco também experimentou um profundo relacionamento com Nossa Senhora. Aos nove anos teve um sonho vocacional onde uma mulher disse a ele: “A seu tempo tudo compreenderás”. Quando estudante teve diversas devoções marianas. Ao entrar na catedral de Chiere, se deparava com a beleza do templo que logo lhe fazia pensar em Maria. Por fim, nos deixou a missão de propagar a devoção a Maria com o título de auxiliadora. Seu amor por ela foi tão grande que construiu um templo em Turim muito bonito em sua homenagem. Na cúpula desta igreja se encontra esta frase: “Hic domus mea, inde gloria mea”. Esta é minha casa, daqui sairá a minha glória.

Por fim pode-se salientar outros aspectos da espiritualidade salesiana na pessoa de dois jovens do oratório de Valdocco: Domingos Sávio e Miguel Magone. Dom Bosco tinha uma prática com os meninos que vinham até o oratório. Primeiro ele acolhia o menino que chegava, ou seja, realizava uma acolhida incondicional.  Mais tarde ele oferecia os sacramentos da confissão e da eucaristia. Por fim ele apresentava, como um modo de acompanhamento do jovem, a direção espiritual. Domingos Sávio e Miguel Magone se deixaram trabalhar por este santo nestas três práticas. Sávio e Magone mergulharam nesta espiritualidade e se encarnaram na vida do oratório com todos os seus desafios. Hoje são modelos para serem apresentados aos jovens e nos fazem pensar nas ações pastorais que desenvolvemos nas obras.

Pe. Mendonça encerrou suas reflexões sobre a Espiritualidade Salesiana convidando a todos os presentes a repensar a ação pastoral à luz da experiência vivida durante a passagem da Urna de Dom Bosco. Depois de uma longa e séria preparação a Dom Bosco que vinha, ele aqui chegou, esteve presente e se foi. E agora? Para o professor da disciplina, “precisamos nos convencer que Dom Bosco aqui vem HOJE e SEMPRE. Sua memória e sua história permanece viva no meio de nós. Empolga nossa vida. Fortalece nossa fé no Deus salvador. Somos nós este santo que chega hoje nos pátios e nas praças juvenis!”

E assim, a disciplina encerrou seu conteúdo neste terceiro módulo. Todos os participantes renovaram seus conhecimentos sobre Dom Bosco e ficaram mais animados em assumir a missão deixada por ele. Obrigado, Pe. João Mendonça, pela partilha enriquecedora feita ao longo deste processo de formação acadêmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀