EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CURSO ANUAL DE FORMAÇÃO PARA OS NOVOS BISPOS

Encerrou-se dia 13 de setembro, o Curso Anual de Formação para os novos Bispos. O evento aconteceu desde o dia 5, no Colégio/Universidade Regina Apostolorum, em Roma, Itália, o “Encontro Anual de Formação para Novos Bispos”, do qual participam cerca de 300 bispos de todo mundo, entre eles Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

O curso foi desenvolvido com conferências, trabalhos em pequenos grupos e fóruns, que aprofundarão os aspectos mais importantes da missão episcopal. O grande momento culminante no encontro dos bispos com o Papa Francisco, amanhã, dia 13 de setembro, na celebração da Santa Missa às 8h da manhã (3h horário de Brasília) na Basílica São Pedro.

Anualmente, a Congregação para os Bispos promove um curso de formação para os bispos recém-ordenados. “O evento pretende ser um percurso de reflexão comum, inspirado pela exortação Evangelii Gaudium, sobre a responsabilidade e a missão do bispo na Igreja e na sociedade atual”, informa o prefeito da Congregação, Cardeal Marc Ouellet.

O Tema central do encontro é “Servidores da Alegria do Evangelho” com diversos subtemas que foram trabalhados, a saber: O ministério dos bispos na transformação missionária da igreja; Os anunciadores do Evangelho na perspectiva da Evangelii Gaudium; O testemunho de comunhão entre os cristãos; O diálogo fraterno; Os desafios dos operadores pastorais; A dimensão social da evangelização; O diálogo social e a paz. O objetivo é estimular os participantes para o compromisso de comunhão afetiva, pastoral e doutrinal com a Igreja no serviço do Episcopado.

“Somos cerca de 300 bispos do mundo inteiro. Ásia, África, Continente Americano e Europa, estou no grupo das Américas que vai do Canadá ao Uruguai, e o encontro tem nos oferecido uma visão mais geral e ampla desse ministério desafiador que é ser pastor de uma diocese e assim ampliar o serviço pastoral. Com isso, nos faz rever e ter mais clareza de alguns procedimentos técnicos, canônicos e pastorais, o que nos dará mais segurança, principalmente na promoção da consciência de comunhão pastoral, transformando-nos na extensão do serviço do Papa, em comunhão com a Igreja”, contou Dom Antônio.

Dom Antônio foi ordenado no dia 02 de setembro de 2017, em Ourém do Pará, e optou em fazer o curso na edição de 2018 devido agenda na época.

Fonte: Boletim Salesiano e Dom Antônio

Curso-de-Novos-Bispos-7-510x382

Curso-de-Novos-Bispos-3

Curso-de-Novos-Bispos-2

Curso-de-Novos-Bispos-1

Curso-de-Novos-Bispos-11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀