EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Cruz da JMJ chega a SP em 18/9/2011

Com a escolha do Brasil para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora peregrinam em todo o país a partir do dia 18 de setembro de 2011, quando ambos serão acolhidos na Arquidiocese de São Paulo. A festa será realizada das 9h às 21h, no Parque de Materiais da Aeronáutica (PAMA), próximo ao Campo de Marte, com shows, reflexões sobre a jornada e testemunhos de peregrinos que foram à Madri.

Às 16h, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegam ao local e, em seguida, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, preside missa.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final do Ano Santo, depois de fechar a Porta Santa, o papa João Paulo 2º deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do papa naquela ocasião:"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção".

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África, Austrália e Espanha, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a Cruz peregrina pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

Em 2003, o papa João Paulo 2º presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

"Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

Lema da JMJ 2013

O papa Bento 16 anunciou, nesta-quarta feira (24), que o lema da Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, será "Ide e fazei discípulos de todos os povos", expressão baseada no Evangelho segundo São Mateus.
Na audiência geral em Castel Gandolfo, próximo de Roma, o pontífice revelou também que a Jornada de 2012, que se assinalará nas dioceses católicas, no Domingo de Ramos, vai ser dedicada ao lema "Alegrai-vos sempre no Senhor", apelo extraído da carta de São Paulo aos Filipenses.
Itinerário da cruz JMJ e do ícone de Nossa Senhora na Arquidiocese de São Paulo

Dia 18/9 (domingo)
15h30 – chegada ao Campo de Marte
21h – saída do Campo de Marte
22h – chegada à Catedral da Sé

Dia 19/9 (segunda-feira)
8h às 19h – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora permanecerão na Catedral da Sé.
19h – Procissão com a Cruz e o Ícone, da Catedral à Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.
20h – Celebração de acolhida na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte. Durante a noite e a madrugada haverá vigília e peregrinação pelas ruas da cidade.
(Endereço: Igreja Nossa Senhora da Boa Morte – rua do Carmo 202, Centro. Fone: 3101-6889)

Dia 20/9 (terça-feira)
8h – Celebração de rua – Local: Cracolândia.
9h30 – Retorno da Cruz e do Ícone a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, onde permanecerá até às 13h30.
13h30 – Saída da Cruz e do Ícone para o Santuário São Judas Tadeu (Jabaquara).
15h – Missa de acolhida no Santuário São Judas (a Cruz e o Ícone permanecerão no Santuário durante toda à tarde, noite e madrugada).
(Endereço: Santuário São Judas Tadeu – avenida Jabaquara 2682. Fone: 5072-9928)

Dia 21/9 (quarta-feira)
7h – Missa e saída da Cruz e do Ícone do Santuário São Judas.
8h30 – Chegada da Cruz à Paróquia Imaculada Conceição (Ipiranga), com celebração de acolhida, orações durante o dia. A Cruz e o Ícone permanecerão na paróquia até às 16h.
(Endereço: Paróquia Imaculada Conceição – avenida Nazaré 993, Ipiranga. Fone: 2914-4066)
17h30 – Chegada e acolhida da Cruz e do Ícone no Arsenal da Esperança onde permanecerão durante a noite e madrugada.
(Endereço: Arsenal da Esperança – Rua doutor Almeida Lima 900, Brás. Fone: 2292-0977)

Dia 22/9 (quinta-feira)
7h – Saída da Cruz e do Ícone do Arsenal da Esperança.
8h30 – Chegada e acolhida da Cruz e Ícone na Paróquia de Santana (onde permanecerão até o fim da noite).
(Endereço: rua Voluntários da Pátria 2060, Santana. Fone: 2979-5558)

Dia 23/9 (sexta-feira)
Diocese de Guarulhos. Início da peregrinação pelas demais dioceses do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀