EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Cáritas Paroquial Padre Miguel Rua faz 1º Ano

O Vereador Homero Miranda Leão entregou uma Moção de parabenização ao Padre Mendonça,sdb, pela passagem do 1º Aniversário da ONG, o Vereador Homero, explicou o sentido de homenagear através de um documento que foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Manaus, "é um reconhecimento do trabalho foi pela instituição", diz o vereador.

Abaixo segue o texto na íntegra da Moção de congratulação:

ASSUNTO: Moção de congratulações pela passagem do 1o aniversário da ONG Caritas Paroquial Padre Miguel Rua, na Paróquia São José, ocorrido no dia 29 de outubro.

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Vereadores,

Requeiro à Mesa, na forma regimental, seja consignada Moção de Congratulações pela passagem do 1o aniversário da ONG Caritas Paroquial Padre Miguel Rua, na Paróquia São José, ocorrido no dia 29 de outubro.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Caritas é um sonho que se torna realidade na nossa Paróquia São José Operário – Aleixo e fruto da 4a Assembléia Paroquial de 2010, para estender o braço social e evangelizador de nossa presença missionária neste território, para que o Reino de Deus se manifeste sempre mais. Por que Dom Rua como padroeiro desta casa?

Dom Rua nasceu na cidade de Turim, Itália, em 1837. Cresceu num ambiente urbano e viu a cidade se expandir à luz da Revolução Industrial. Um jovem educado e austero, de bons modos e profunda raiz familiar cristã católica. Conheceu Dom Bosco e ficou seduzido pelo trabalho que o jovem padre realizava no oratório de Valdocco. Começou a freqüentar os ambientes salesianos e, finalmente, entrou para o oratório tornando-se o braço direito de Dom Bosco. 

O jovem Rua era organizado, silencioso, moderado, alegre, persistente em suas ações e de grande confiança. Logo se tornou uma referencia entre os jovens do oratório. Em 1852 optou por permanecer para sempre na casa de Dom Bosco para evangelizar os jovens mais pobres. No ano de 1858, quando Dom Bosco iniciou a Congregação salesiana com 17 jovens oratorianos, Dom Rua estava no grupo. Tornou-se de imediato responsável pelas finanças e disciplina da Congregação. Sua presença amável e austera no meio dos jovens representou a continuação de Dom Bosco.

Em 1885 Dom Bosco começou a ficar debilitado de saúde e o Papa pediu um vigário. Dom Bosco não titubeou, escolheu o padre Rua. Assim ele assumiu em muitos aspectos o comando da jovem Congregação. Quando Dom Bosco morreu em 1888, Dom Rua assumiu como o primeiro sucessor de Dom Bosco. Realizou um trabalho grandioso e triplicou o número de salesianos no mundo e de obras. Teve grande sensibilidade social e empurrou os salesianos para o mundo do trabalho e a qualificação dos jovens para serem como Dom Bosco queria: Bons cristãos e honestos cidadãos. Faleceu em 1910. Portanto, hoje, estamos celebrando também o centenário da morte deste grande discípulo de Jesus Cristo. Por isso, a Caritas se coloca baixo a proteção dele para que cresça e suas ações se multipliquem para o bem dos jovens e de todo o Povo de Deus da nossa querida paróquia. 

Diante disso, parabenizamos a Cáritas Paroquial Padre Miguel Rua, na Paróquia São José Operário pela passagem do 1o aniversário ocorrido no dia 29 de outubro de 2011 e que continue o brilhante trabalho oferecido de ajuda as pessoas das diversas classes sociais e, nada mais justo que a homenagem prestada por esta Casa Legislativa por toda colaboração e dedicação ao Estado do Amazonas e à sociedade.

Plenário Adriano Jorge.
Manaus, 31 de outubro de 2011.

Homero de Miranda Leão Neto
Vice-lider do Prefeito
Vereador – PHS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀